Brasil, 18 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com 25 anos de expertise na apresentação de projetos de fábricas em feiras, IBteC traz Calçados Pegada e Usaflex para a Fábrica Conceito na Fimec 2017

  • Escrito por  Raquel Guimarães
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

 

Com o histórico de 25 anos de expertise na apresentação de projetos de produção de calçados e artefatos em feiras, o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos – IBTeC – promoverá na Fimec 2017, de 14 a 16 de março nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, mais uma edição da Fábrica Conceito. “Tecnologia como fator de produtividade” é o slogan do projeto, realizado em parceria com Coelho Assessoria Empresarial e com a Fenac.

A Fábrica Conceito tem como objetivo apresentar aos visitantes da Fimec, maior feira de matérias-primas, componentes, insumos e máquinas para o setor coureiro-calçadista da América Latina, novidades em tecnologias de produção de calçados, máquinas, equipamentos e insumos para a produção de calçados e artefatos. O projeto reúne em torno de 70 fornecedores de máquinas, equipamentos, componentes, insumos, sistemas de gestão e de logística, que participam com o propósito de mostrar aos empresários e técnicos das indústrias de calçados que visitam a feira o que têm de melhor para otimizar processos e qualidade de produto.

A edição deste ano está com acréscimo de 25% em sua área, ocupando 1.000 metros quadrados. O projeto reunirá um total de 70 empresas parceiras, e empregará 60 operários, que produzirão 5.000 pares de cinco modelos diferentes, em três dias de feira.

O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, Paulo Griebeler, explica que “este ano, estaremos focando na produtividade, para oportunizar aos parceiros a possibilidade de mostrar a capacidade de seus equipamentos de otimizar a produção das indústrias de calçados”. Este será o mais completo projeto de Fábrica Conceito já realizado, “porque buscamos parcerias para trazer novidades que contribuam para oferecer novidades realmente significativas para as indústrias de calçados”.

O presidente salienta ainda o aspecto social do projeto, que está contratando 60 pessoas que já tenham experiência com calçados para participarem como operários. Esta prática tem sido uma importante ferramenta de apoio a pessoas desempregadas, que conseguem contato com empresas no projeto, e saem empregadas da feira. Ainda na espera social, Paulo Griebeler lembra que uma parte dos calçados produzidos na feira será destinada ao gabinete da prefeita Fátima Daudt, para que sejam utilizados nas ações sociais do município.

O projeto terá como parceiros master duas indústrias que são referência em seus segmentos – Calçados Pegada, produzindo dois modelos de sapatênis masculinos, e Usaflex com uma sapatilha e um scarpin femininos. Em outra frente, a fábrica contará com uma unidade produtiva colocada em prática pelos alunos do curso técnico do Senai, que produzirão uma sapatilha. O quinto modelo será uma sandália de verão, produzida com uma tecnologia inovadora, com sistema de alta frequência no corte, moldagem e acabamento do cabedal.

O coordenador técnico e responsável pela estruturação da Fábrica Conceito, Paulo Model, enfatiza que “este é um dos projetos mais complexos que já realizamos”, e diz acreditar no sucesso de visitação, “porque empresários e técnicos encontrarão inovação para a indústria de calçados”. Este será, segundo Paulo Model “o projeto com maior diversificação de processos de fabricação já realizadas pelo IBTeC em feiras”.

Uma das inovações do projeto é um sistema de construção de calçados que une a técnica de string com injeção direta do solado no cabedal. Este processo, que será mostrado pela primeira vez no Brasil na Fábrica Conceito, garante a injeção direta do calçado, melhorando a produtividade. Esta técnica garante ainda a redução do uso de matéria-prima, o componente mais caro na composição do calçado, porque o string é um processo que permite o máximo de precisão no uso da matéria-prima no processo de montagem do calçado, além de permitir a redução da palmilha interna. Esta inovação será mostrada em uma das linhas de Calçados Pegada, com a produção de um modelo de sapatênis.

Na outra linha de Calçados Pegada, será produzido um sapatênis com o sistema ensacado, o sistema tradicional de produção de calçados. Um modelo de sapatênis será o produto nesta linha.

Usaflex, marca reconhecida por produzir calçados femininos com o máximo em conforto, produzirá dois modelos na feira – um tênis casual e um scarpin femininos. Uma sapatilha com todos os itens de conforto e um scarpin com salto estruturado são os modelos que a marca estará apresentando na Fábrica Conceito.

PRODUTIVIDADE NO FOCO DA FÁBRICA CONCEITO

Este ano, a produtividade e a inovação estão no foco da apresentação.

Entre as inovações que estarão sendo apresentadas pelo projeto haverá uma linha de calçados altamente produtiva, utilizando modernas tecnologias na produção de cabedais, que serão fabricados através de apenas três operações: corte automatizado, alta frequência com recorte e costura programada da gáspea, utilizando máquinas que agregam alta tecnologia e automação. Desta forma, o calçado, uma sandália feminina, será fabricada com número muito reduzido de colaboradores, em tempo muito menor que os sistemas tradicionais. Além de um produto com design primoroso e alta qualidade, ainda será possível reduzir consideravelmente os custos de produção.

Outra novidade é o Projeto SOLA, um sistema de TI que permite o controle total do uso de insumos e matérias-primas dentro da indústria, permitindo a otimização de recursos e consequente controle dos custos dentro das indústrias. O mesmo sistema controla também a expedição de produtos, da saída da fábrica até a chegada ao varejo, uma contribuição importante para a otimização da logística da indústria, possibilitando a atuação sobre os gargalos no processo.

A Fábrica Conceito é um projeto realizado pela Fenac, IBTeC e Coelho Assessoria Empresarial, e acontece durante a Fimec, que será realizada entre os dias 14 e 16 de março das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac em Novo Hamburgo. Saiba mais em: http://fimec.com.br

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::