Brasil, 13 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

77% das executivas dizem que há desigualdade entre gêneros na liderança das empresas

77% das executivas dizem que há desigualdade entre gêneros na liderança das empresas

Pesquisa da Saint Paul Escola de Negócios mostra que 63% das respondentes já sofreram algum tipo de assédio moral ou alguma forma de violência física ou psicológica

A grande maioria das mulheres (77%) acredita que a quantidade de homens e mulheres na liderança de suas empresas não é equilibrada. No geral, elas consideram que as oportunidades de crescimento na carreira não são equivalentes para homens e mulheres: 75% apontaram que os níveis de remuneração para um mesmo job description e responsabilidades não são equivalentes entre os gêneros e 64% acreditam que o esforço necessário para se atingir altos níveis de cargos de liderança não é equivalente entre os gêneros. Os números são de levantamento realizado pela Saint Paul Escola de Negócios, referência nacional em educação executiva, com 146 executivas na semana do Dia Internacional da Mulher.

Quando questionadas sobre ‘Educação e Carreira’, 59% das mulheres respondentes acreditam que para alcançar níveis similares de desenvolvimento precisam estudar mais do que os homens. “73% das respondentes possuem pós-graduação latu ou stricto sensu. Apenas 3% não têm curso superior completo. Esse é um forte indício da importância atribuída à educação formal. 95% das mulheres respondentes acreditam que a educação é importante para o seu desenvolvimento na carreira. Além disso, 79% delas acreditam seja importante à existência de programas de educação formal voltados à mulher executiva, que leve em consideração as especificidades e empecilhos na carreira feminina”, destaca Bruna Losada, responsável pelo estudo e Coordenadora Acadêmica e de Pesquisa da Saint Paul Escola de Negócios.

Na opinião das respondentes, os fatores mais valorizados para a evolução na carreira são afinidades pessoais e relacionamento interpessoal, conhecimento sobre o negócio, desempenho, competência técnica. Os fatores menos valorizados são tempo na empresa e idade. Um ponto de atenção foi em relação ao assédio: 63% das respondentes indicaram que já sofreram algum tipo de assédio moral ou algum tipo de violência física ou psicológica relacionado a gênero que limitasse o seu crescimento profissional.

No que se refere à empoderamento, 55% das respondentes têm a percepção de que o nível de empoderamento de homens e mulheres é similar nas organizações. “35% acreditam que esse nível é desigual. Enquanto 10% das respondentes apresentam respostas neutras a esse respeito. Observa-se assim, uma maior falta de consenso entre as respondentes nesse quesito. O empoderamento definido na pesquisa se refere a: igualdade na relevância das opiniões por superiores, pares e liderados; autonomia na tomada de decisões; inclusão na alta administração; incentivos para o desenvolvimento de competências de liderança”, ressaltou a Coordenadora.

Na opinião das respondentes, os fatores mais importantes para que se obtenha sucesso e felicidade na vida são: vida familiar e filhos, crescimento profissional e aprendizado contínuo. Os menos importantes são: atividades sociais voluntárias, religiosidade e práticas de esporte e saúde.

 

PERFIL DAS RESPONDENTES

· Amostra: 146 mulheres executivas.

· 61% delas entre 30 e 50 anos de idade; 32% delas com até 30 anos e; 7% com mais de 50 anos de idade.

· 47% casadas, 44% solteiras, 9% divorciadas.

· 46% com renda mensal até 10 salários mínimos; 33% entre 11 e 20 salários mínimos e; 21% acima de 21 salários mínimos.

· 83% das mulheres casadas contribuem com 25% a 75% da renda de suas famílias. 13% contribuem com 100% da renda familiar. 4% contribuem com menos de 10% da renda familiar.

· 37% com até 10 anos de experiência profissional, 35% com experiência de 11 a 20 anos, 28% com mais de 21 anos.

Link pesquisa: https://we.tl/S085MNuH4J

Sobre a Saint Paul

A Saint Paul Escola de Negócios é uma das principais empresas de soluções em treinamento nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia do Brasil, com mais de 10 mil executivos habilitados por ano. A excelência em conhecimento é consolidada por meio de cursos de MBA, pós-graduação, graduação, educação executiva, educação à distância, além de publicações e consultorias empresariais. A instituição é a 7.ª melhor escola de negócios da América Latina em Open courses e em 2016 conquistou a 59 ª posição de melhor do mundo, pelo Ranking Financial Times de Educação Executiva.

Mais informações e entrevistas com a Tamer Comunicação – (11) 3031.2388 – Gustavo Girotto e Marília Baracho: ;

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::