Brasil, 20 de Outubro de 2017
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CPFL Energia: inovação em tecnologia aumenta efetividade contra ligações irregulares

  • Escrito por  CPFL Energia – Campinas – SP
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Companhia realizou, no ano passado, 290 mil inspeções em sua área de concessão, sendo 37,5 mil nas cidades da Baixada Santista

Em linha com o que há de mais moderno em tecnologia de medidores inteligentes e o cruzamento de análise de dados, as distribuidoras da CPFL Energia – a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro – têm conseguido aumentar a identificação de ligações clandestinas e fraudes de energia. A nova metodologia de cruzamento inteligente dos dados começou a ser aplicada em clientes do Grupo A (grandes consumidores de energia elétrica), que já possuem medidores inteligentes instalados em suas residências. Nos casos em que essa ferramenta foi utilizada, a distribuidora alcançou um índice de 90% de acerto na identificação de problemas.

Ao longo de 2016, foram realizadas 290 mil inspeções para identificar desvios de energia elétrica. Nos clientes do Grupo A, foram 14 mil inspeções e no Grupo B (clientes residenciais), 273 mil. A iniciativa contribuiu para que as distribuidoras da CPFL Energia recuperassem 372 GWh de energia, o que seria suficiente para atender o consumo anual de 146 mil clientes residenciais. Na área de concessão da CPFL Piratininga na baixada santista (Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão e o distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá) foram realizadas mais de 37,5 mil inspeções no ano passado.

De acordo com Dilson Fernando Martins, gerente de Recuperação de Receita, a perspectiva é aumentar o número de inspeções em 27% neste ano. “Nossa proposta é ampliar a ofensiva da CPFL para regularizar as ligações clandestinas e acabar com a fraude.” E acrescenta: “O uso irregular da energia traz prejuízos a todos e, por isso, colocamos nossos esforços em combatê-lo e alcançar índices de perdas não-técnicas próximos a zero”.

Atualmente, o índice de perdas comerciais, como é chamada a energia desviada dos medidores – seja de forma intencional ou por fatores técnicos – gira em torno de 2,5% nas distribuidoras do Grupo. Este é um dos menores índices entre as distribuidoras do Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Capacitação do time

A nova metodologia para desvendar as fraudes é um dos primeiros ganhos comerciais que as Smart Grids (redes inteligentes) trazem para a CPFL, unindo-se aos benefícios técnicos e operacionais propostos pela tecnologia. O método só é possível de ser aplicado, porque todos os clientes do Grupo A têm medidores inteligentes instalados. Estes medidores possibilitam acesso a dados técnicos sobre o consumo que, quando analisados e cruzados com o perfil do cliente e combinados a plataformas de inteligência artificial, sinalizam a existência ou não de um problema. Uma equipe de inspeção é destacada para fazer uma investigação no local e pode identificar se o apontamento significa uma fraude ou um problema técnico.

Além do uso da tecnologia, a CPFL também intensificou a formação e o treinamento de 300 agentes da equipe de Recuperação de Energia que, trabalhando em conjunto a autoridades policiais, puderam regularizar ligações e impedir a prática de furto de eletricidade, considerada um ato criminoso. “Essas inspeções são realizadas em residências, comércios e indústrias. As equipes fazem uma verificação detalhada de todo o padrão de medição, inclusive eventuais desvios de energia elétrica diretamente do sistema da empresa. Também apoiamos e somos apoiados pelas autoridades policiais na identificação de casos mais complexos”, comenta Martins. “As perdas comerciais contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. O valor da energia furtada e os custos para identificar e coibir as irregularidades são levados em consideração pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para estabelecer a tarifa de energia em cada área de concessão”, alerta.

Furto de energia elétrica: prejuízo para todos

Considera-se furto de energia quando há uma ligação direta na rede elétrica sem o conhecimento e autorização da concessionária de energia. São os conhecidos “gatos”. Já a fraude ocorre quando o cliente rompe os lacres da sua medição e manipula o consumo no medidor de energia, com o objetivo de reduzi-lo. Ambos são crimes previstos no Código Penal e a pena é de um a quatro anos de reclusão. Também são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado, acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Além do impacto na conta de luz, os furtos e fraudes de energia pioram a qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível a interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes não apenas traz cidadania, como também beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Por meio do seu Programa de Eficiência Energética, a CPFL Energia promove a regularização dos clientes residenciais de baixa renda, trazendo cidadania e promovendo ações educacionais sobre o uso consciente de energia elétrica. Em 2016, o Grupo investiu R$ 5,1 milhões nesta ação, em Campinas, beneficiando 700 famílias.

Como denunciar

Para reduzir estes riscos e o furto de energia, as distribuidoras da CPFL Energia mantém um programa constante de inspeções. A CPFL criou vários canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações sem a necessidade de identificação do denunciante. Confira a seguir:

· E-mail: : esse canal atende as demandas pontuais dos seguintes órgãos: Ouvidoria, Grupo “A”, Agências de Atendimento, dentre outros

· Telefone: Denúncia de Furto de Energia pelos telefones 0800 721 0721 (RGE) e 0800 774 4286 (demais empresas), os clientes do Grupo CPFL conseguem denunciar as possíveis fraudes e furtos de energia

· Web: www.cpfl.com, clique no banner “Serviços On-line” e em seguida entre na aba “Serviços Técnicos”. Escolha a opção “Denúncia de Furto de Energia”

 

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