Brasil, 21 de Agosto de 2017

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

As melhores regiões para criar os filhos na grande São Paulo

A todo momento nos deparamos com notícias de violência, o que torna o ato de escolher um lugar para se morar uma tarefa desafiadora, principalmente quando se pensa no melhor local para criar as crianças com qualidade e segurança.

Por essa razão, quando vamos pesquisar um imóvel para morar com nossa família, pensamos em uma série de características, como qualidade de vida, segurança, infraestrutura, entre outros.

Levando em conta esses tópicos, é possível encontrar um ótimo lugar para criar os filhos de modo saudável, principalmente em centros desenvolvidos, como a região da grande São Paulo.

Quais são os principais cuidados ao escolher uma cidade?

Existem inúmeros fatores que influenciam a escolha de um local para viver e criar os filhos, a fim de garantir uma maior qualidade de vida. Confira abaixo alguns deles:

Infraestrutura

Crianças necessitam de vários estabelecimentos, como escolas, bibliotecas, parques, hospitais etc. Ter certeza de que essa estrutura está disponível perto da futura moradia é muito importante.

Segurança

Um dos principais problemas da atualidade é a violência. Sendo assim, é fundamental verificar se a região escolhida é segura, com baixo índice de criminalidade e elementos como câmeras e policiamento.

Custo de vida

Outro fator que deve ser pensado com muito cuidado é o custo de vida, de modo a encontrar uma boa região que caiba no bolso da família.

Saúde, educação e lazer de qualidade

Além da infraestrutura presente, uma boa região deve ter qualidade nesses estabelecimentos, garantindo os direitos das crianças e o seu desenvolvimento.

Além disso, existem outros fatores individuais que contribuem para a escolha da região certa, como mercado de trabalho, proximidade de outros familiares, entre inúmeros pontos relevantes para que se faça a melhor opção.

Quais são as melhores regiões da grande São Paulo para nossos filhos crescerem?

A grande São Paulo é conhecida por ser a maior área metropolitana do Brasil, contendo alguns municípios com altos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), boa educação e saúde de qualidade. Conheça algumas regiões e suas características:

Moema

Um distrito da zona sul da grande São Paulo com um IDH muito alto, de 0,961. O local tem várias instituições que promovem a cultura e o lazer, como o famoso Parque do Ibirapuera. Essa região é considerada nobre.

Nessa área, as crianças podem andar de bicicleta em espaços exclusivos para ciclistas no Parque das Bicicletas e desenvolver atividades culturais – tudo com uma ótima qualidade de vida.

Alphaville

Na zona leste, existe esse distrito que faz parte de Barueri e de Santana do Parnaíba, cidades da grande São Paulo. A grande característica desse local é a presença de centros industriais, comerciais e condomínios fechados, sendo considerada a primeira tentativa de criação artificial de um grande bairro.

Desse modo, residir em Alphaville pode promover grande segurança e atividades de lazer, além de qualidade de vida com desenvolvimento educacional e atendimento de saúde eficiente.

Consolação

Esse distrito se localiza na zona central, sendo um importante polo histórico, com inúmeras atrações culturais. Conta com um IDH elevado, de 0,950. Nessa região, também estão instalados alguns campi universitários e colégios, garantindo uma boa educação para as crianças.

Penha

Já na região leste, o distrito da Penha se destaca pela arquitetura e presença de templos religiosos. Apresenta grande importância histórica, já que é um dos primeiros distritos de São Paulo.

O IDH é elevado, chegando em 0,865, com muitas opções de lazer e amparado pelo Hospital Santo Antônio.