Brasil, 23 de Outubro de 2017

Apitos protegem animais nas linhas férreas

• Escrito por  Loures Consultoria
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Trens equipados com apitos evitam a aproximação de animais na ferrovia durante a passagem das locomotivas

A concessionária de ferrovias Rumo iniciou um projeto para reduzir os acidentes com animais na linha férrea. Foram instalados apitos ultrassônicos na frente das locomotivas para afugentar os animais. O objetivo é evitar que eles se aproximem da linha férrea e sejam atropelados durante a passagem das composições.

Na primeira fase do projeto, cinco locomotivas receberam os apitos, que não podem ser ouvidos pela população e são acionados pelo vento a partir de 40 quilômetros por hora. Pedestres e motoristas continuarão sendo alertadas por meio de buzinas, conforme padrão em vigor no Brasil.

Os trens equipados com o apito circulam no trecho que vai de Rondonópolis (MT) a Santos (SP), o mais movimentado de toda a malha sob concessão da Rumo. Trata-se do principal corredor de exportação de grãos do País, que atravessa regiões de Cerrado e Mata Atlântica.

O monitoramento dos acidentes com animais será feito a cada três meses por auditores ambientais da Rumo. No final de 2017, os dados coletados serão comparados aos do ano passado. Se ficar comprovado o benefício para a proteção dos animais, a medida deverá ser ampliada para todas as locomotivas, em todas as malhas da Companhia.

Além da medição feita por biólogos, o monitoramento contará com a colaboração dos maquinistas. Eles deverão observar a reação dos animais ao apito e relatar para a equipe responsável pelo projeto.

A medida, que deve trazer grandes benefícios para a fauna das regiões que contam com ferrovias, é simples e custa pouco. Foram investidos R$ 135,00 em cinco pares de apitos. Mamíferos de grande porte, como antas e veados, devem ser os maiores beneficiados.

Em países como Estados Unidos e Canadá, medidas semelhantes vêm sendo usadas, principalmente por cidadãos, para evitar o atropelamento de animais nas rodovias.

Passa-fauna

A proteção à fauna das redondezas das ferrovias é preocupação constante da Rumo. Desde 2015, a Rumo monitora, periodicamente, passagens construídas por baixo das linhas férreas, os “passa-fauna”, que permitem a travessia segura de animais, na região do Cerrado.

O monitoramento é feito por meio de imagens captadas por câmeras instaladas próximas dos “passa-fauna”. Os equipamentos são ativados pelo movimento, e registram a passagem dos animais.

Em apenas uma temporada de monitoramento, durante 2016, foram aproximadamente 1,3 mil flagrantes de diversas espécies, em diferentes graus de ameaça, através das “armadilhas fotográficas”.

Código de segurança
Atualizar