Brasil, 30 de Setembro de 2016

De forma inédita, Projeto Franquias Brasil dissemina o franchising de Norte a Sul do País

• Escrito por  DFreire Comunicação e Negócios
  • Publicado em Demais

Com atividades presenciais e online, parceria entre a ABF e o Sebrae já capacitou cerca de 10 mil pessoas.

O Projeto Franquias Brasil, uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising – ABF e o Sebrae, completa um ano de atividades em fevereiro. Com o objetivo de disseminar o sistema de franchising em todo o País com especial destaque para regiões fora dos grandes centros, o Projeto promove cursos de capacitação presenciais e um programa de treinamento online por meio de um game gratuito. Nestes 12 meses, cerca de 10 mil pessoas foram capacitadas no sistema de franchising.

Segundo a presidente da ABF, Cristina Franco, “na última década, o mercado de franchising brasileiro quadruplicou de tamanho. Chegamos a todos os estados, mas muitos mercados permanecem subaproveitados. A missão do Projeto Franquias Brasil é, justamente, abrir novos horizontes tanto para potenciais empreendedores quanto para as redes. Com a receptividade que estamos tendo, inclusive em regiões distantes, creio que estamos sendo bem sucedidos”. Este é o maior programa de capacitação no mercado de franchising já realizado no Brasil e um dos maiores do mundo.

Na área presencial, já foram realizadas 164 turmas do curso “Entendendo Franchising”, em 19 Estados, desde o Acre até o Rio Grande do Sul. Com duração de 8 horas, o curso abrange os conceitos essenciais do franchising, aspectos legais, vantagens e desvantagens do sistema, dicas de como escolher uma franquia ou se tornar um franqueador, disciplinas envolvidas (vendas, marketing, finanças), dentre outros. A diretora da ABF Educação, Angela Manzoni, explica que “o perfil que tem predominado, cerca de 80%, é de empreendedores interessados em se tornar um franqueado. Estamos acompanhando in loco a vocação empreendedora do brasileiro que vê no franchising uma alternativa mais segura de abrir seu próprio negócio”.

Representantes de marcas locais também tem participado dos cursos a fim de estudar a viabilidade de franquear seus negócios. “Como ocorre nos EUA, começamos a notar o desenvolvimento de redes franqueadoras regionais, ou seja, cuja área de expansão é mais dirigida a sua própria localidade. Temos ciência de exemplos no Nordeste e no Sul. Certamente, redes com forte acento local tem potencial de seguir o mesmo caminho”, completa Cristina Franco.

Mesmo em curto espaço de tempo, o Projeto já coleciona histórias interessantes. Por exemplo, o maior público dos cursos presenciais foi em Itapipoca (CE), com 140 pessoas – a média de presença gira entorno de 30 pessoas. Localizada a 130 km de Fortaleza, a cidade possui 124 mil habitantes. Já Coari, interior do Amazonas, destacou-se pela dificuldade do acesso. Localizada a 363 km de Manaus, a cidade tem acesso apenas por avião (com baixíssima regularidade de voos) ou barco. Após ministrar um curso para cerca de 40 participantes, a instrutora teve seu voo cancelado, vendo-se obrigada a retornar de barco, em uma viagem de 8 horas até Manaus. Os estados campeões em número de cursos foram Santa Catarina (26), Goiás (26) e Ceará (19). Já em volume de público os vencedores foram São Paulo (732), Santa Catarina (660) e Ceará (629 ).

No “fronte” digital, o Projeto conta com o game Franquias Brasil, que de modo interativo e divertido, transmite lições e dicas relevantes para administração de uma franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas, Atendimento a Clientes, Marketing e Merchandising, Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Com um público predominantemente masculino (68%), os games vem atraindo, principalmente, profissionais de 20 a 30 anos (36%) e 40 a 50 anos (36%), localizados na Região Sudeste. Dos módulos disponíveis, o mais acessado é o de Preços, Vendas e Custos, embora o que os jogadores passam mais tempo seja o de Gestão Financeira.

“Além do amplo e fácil acesso, o game traz uma vivência do dia a dia do franchising que é muito importante para candidatos. Mesmo para quem já opera, o conteúdo é bastante relevante, especialmente para aquele que estão começando”, afirma a diretora da ABF Educação.

Confira o Game Franquias Brasil em: http://www.gamefranquiabrasil.com.br/gfb/.

Em 2016, o Projeto Franquias Brasil vai passar por 18 Estados e 104 cidades, de Norte a Sul do País. A agenda dos cursos presenciais pode ser acompanhada pelo link: http://abfeducacao.portaldofranchising.com.br.

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, criada há 29 anos para divulgar, defender e promover o desenvolvimento sustentável, técnico e institucional do modelo de negócio denominado como Franchising/Franquia. Sendo assim, a instituição reúne todas as partes envolvidas na franquia - franqueadores, franqueados, consultores e prestadores de serviços – para garantir e disseminar as melhores práticas da indústria do franchising no Brasil.

Entre as funções desempenhadas pela entidade estão orientar o investidor como pesquisar corretamente uma franquia, indicar leituras especializadas e fornecer dados sobre as empresas franqueadoras no Brasil e no exterior. Para as empresas interessadas em expandir seus negócios por meio do sistema de franquia, a ABF indicada quais ações são necessárias para formatar o negócio, assim como relaciona profissionais de consultoria em franchising para auxiliarem o processo.

Mais informações: www.abf.com.br e www.portaldofranchising.com.br.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish