Brasil, 17 de Agosto de 2017

Caio Fortes e Edgard Vidal, da Ogilvy são os ganhadores do HackMob Aol

• Escrito por  GUME
  • Publicado em Demais

1° Hackathon Mobile da Aol reuniu 20 duplas das principais agências do Brasil em uma maratona de criação

A AOL, uma das companhias líderes no mundo em tecnologia de mídia mobile, realizou sua primeira maratona de criação no Brasil. O HackMob, em referência aos já famosos Hackathons, foi dividido em duas etapas. A primeira aconteceu no dia 16 de fevereiro, no IK Creative Branding, onde foram definidas as sete agências para o shortlist. A fase final aconteceu no dia 22 de fevereiro, no escritório da AOL, onde Caio Fortes e Edgard Vidal foram anunciados como os ganhadores ao criarem uma campanha para o cliente IBM.

Na primeira fase os convidados foram recepcionados por Sarah Jennings, spiritual leader of plataform ad innovation da Aol, que apresentou para todos as infinitas possibilidades de criação exclusivas para o ambiente mobile. Na sequência Stella Guillaumon, diretora de vendas da Aol Brasil, passou o briefing que tinha como ponto central o tema Equidade de Gêneros. As duplas participantes puderam escolher um dos clientes de suas respectivas agências para aplicarem o tema e desenvolverem o conceito criativo central (mobile) e seus desdobramentos para os meios secundários (1 vídeo e 1 website).

Durante cinco horas as duplas discutiram sobre o tema, criaram e executaram o conceito para a peça mobile e escreveram o roteiro para um vídeo de 30’’ e desenvolveram para o site a estrutura de um rough de wireframe. O mais importante nos desdobramentos dos outros dois meios, não era o layout ou funcionalidades, mas sim explicar como o conceito que partiu do mobile se traduzia nos meios adicionais. Durante todo o processo profissionais da AOL estavam presentes para serem consultados quanto a viabilidade e para solucionarem dúvidas técnicas.
No final da tarde, cada dupla teve 10 minutos para apresentar o conceito criado para uma banca de jurados composta por nomes importantes do mercado como Eco Moliterno (Africa), Guilherme Jahara (F.biz), Alexandre Ravagnani (Havas), Gustavo Costi (Mutato), Fernando Penteado (WMcCann) e Theo Rocha (FNazca).

Durante a apresentação os participantes tiveram que detalhar o conceito, seus desdobramentos e explicar quais os objetivos deveriam ser atingidos com cada formato. Para o conceito mobile o essencial foi apontar quais as funcionalidades mobile seriam utilizadas (câmera, movimento, vibração, áudio, touchscreen, wi-fi, microfone) e quais segmentações mobile provindas do SDK nos apps de One Mobile seriam utilizadas (localização, versão do sistema, linguagem, device ID, conexão, bateria, dia, hora, clima).

Após algumas considerações, a banca de jurados definiu sete agências para o shortlist: GTB, Ogilvy, WMcCann, Fnazca, FCB, LiveAd e F.biz.

Uma nova apresentação aconteceu no dia 22 de fevereiro, dessa vez para uma bancada composta exclusivamente por mulheres. Figuras importantes da área como Renata Leão (JWT), Laura Florence (Lov), Keka Morelle (Almap), Ana Castelo Branco (We), Alessandra de Paula Muccillo (Z+) e Juliana Geve (Vivid Brand) definiram a dupla vencedora.

Para chegar nos ganhadores, as juradas avaliaram os seguintes critérios: adequação ao tema proposto; melhor aplicação dos recursos de segmentação mobile; execução do conceito criativo dentro do tempo proposto; apresentação do conceito criativo dentro do tempo proposto; criatividade e inovação e apresentação do conceito pela dupla: clareza, desenvoltura e objetividade.

Como prêmio, a dupla que conquistou o primeiro lugar do pódio viajará para Austin, em março, para acompanharem de perto o SXSW. Já a dupla Isabella Pipitone e Felipe Drummond, da LiveAd garantiu o segundo lugar e levaram para casa dois Xbox One edição especial Elite.