Brasil, 1 de Outubro de 2016

Lançamento de publicação e palestra sobre arte africana na Fundação Ema Klabin

Pesquisa traça perfil da Coleção Africana da Fundação Ema Klabin

Quem curte a cultura africana não pode perder, no próximo dia 5 de março , às 14h30, o lançamento de uma pesquisa inédita sobre a coleção de arte Africana da Fundação Cultural Ema Klabin . O estudo foi realizado pela historiadora de arte Luciara Ribeiro, como trabalho final de graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo.

Com o interesse de transitar entre a antropologia e a história da arte, a pesquisa expõe abordagens que contextualizam Ema Klabin dentro do colecionismo privado em São Paulo e as influências dessa tendência em suas escolhas, principalmente na compra de peças originárias de países do continente africano.

Das dezesseis peças pertencentes à coleção de artes das Áfricas da Casa–Museu, apenas doze possuem informações de procedência. Essas foram compradas por Ema Klabin através do reconhecido marchand Ladislas Segy.

Segundo a historiadora, quando adotamos o termo Arte Africana para designar determinados objetos, não podemos esquecer que estamos utilizando uma única palavra para englobar a cultura visual de mais de 54 países. Em muitas situações pode se observar o uso equivocado do nome do continente como se fosse um único país.

Palestra sobre a escultura Akua'ba

Após o lançamento da publicação, a pesquisadora ministra a palestra sobre a escultura Akua’ba que faz parte da coleção da Fundação Ema Klabin. A obra de arte de origem Ashanti, sociedade que vive em Gana, país do oeste do continente africano, foi apresentada pelo marchand Ladislas Segy a partir do estudo de suas formas, origens e possíveis comparações com estudos africanistas e da história da arte.

Serviço:

Lançamento da publicação “Reflexões e considerações a respeito da formação e perfil da Coleção Africana da Fundação Cultural Ema Gordon Klabin” e palestra Akua’ba: uma análise da produção escultórica Ashanti

Data: 5 de março, sábado

Horário: A partir das 14h30