Brasil, 19 de Agosto de 2017

4 oportunidades de carreira na área de comunicação social

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado em Demais

A comunicação social é uma das graduações mais abrangentes para quem deseja lidar com a linguagem e com os veículos de massa, como a internet, a televisão e os jornais, por exemplo. Quem deseja fazer faculdade de comunicação social precisa escolher uma entre várias oportunidades de estudo. Para te ajudar, listamos  as principais carreiras dessa área. Confira!

Audiovisual

O profissional da área realiza produções audiovisuais para diferentes veículos, como internet, televisão e cinema. Uma das carreiras que tem ganhado destaque nesse setor é a de produção de vídeos corporativos, que elabora conteúdos de áudio e vídeo sobre eventos e produtos.

Jornalismo

O jornalista atua na verificação de fatos e na transmissão de informações relevantes, adequando a linguagem a cada tipo de público e veículo. Além de noticiário, o profissional também pode seguir carreiras em áreas como comunicação empresarial, por exemplo, fazendo assessoria de imprensa e comunicação interna.

Publicidade e propaganda

Promove empresas, serviços e produtos. Atua na realização de pesquisas de mercado e na criação de campanhas publicitárias para diferentes veículos de comunicação. Existem duas vertentes principais para a área de publicidade: criação e marketing. Na primeira, o profissional cria peças gráficas, como a identidade visual de uma marca, por exemplo. Já na segunda, o profissional desenvolve habilidades para a criação de estratégias de mercado.

Relações públicas

É uma área muito importante para diferentes organizações. O profissional é responsável por facilitar o contato entre diferentes departamentos e setores, como administrativo e operacional, por exemplo. O profissional precisa, portanto, conhecer bem os valores da empresa para construir a melhor imagem da organização perante clientes e funcionários. Além disso, cabe ao profissional encontrar o melhor canal de comunicação para a empresa, realizar pesquisas de satisfação e desenvolver projetos sociais.

Para quem ainda tem dúvidas quanto à escolha da carreira certa, vale a pena dar uma olhada na grade curricular desses cursos de graduação. Em sites de faculdade, como o da FAPCOM, por exemplo, é possível verificar a matriz curricular e ainda um conteúdo detalhado sobre o campo de atuação de cada profissional.