Redes de franquia focam expansão em cidades interioranas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Economidia

Atraídas pelo mercado potencial a ser explorado, marcas investem fora das grandes capitais para crescer

Considerado um dos mercados mais seguros e rentáveis para investir, o franchising tem atraído cada vez mais investidores interessados em ter o próprio negócio. Apenas em 2016, o setor teve um crescimento de 8,3% de faturamento, chegando a uma receita de R$ 151,247 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Além do desenvolvimento do segmento, outro movimento que se destacou é a expansão das redes de franquias para as cidades interioranas do país que alcançou 42% dos municípios brasileiros.
De acordo com Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, esta migração registra uma tendência que deverá se manter nos próximos anos, pois as redes buscam novos mercados com custos menores e novos consumidores em locais com grandes potenciais.
Acompanhando o movimento do mercado , muitas franquias estão apostando nessas regiões. Separamos algumas marcas que desejam expandir para cidades interioranas de todo o país. Confira:

Crazy4Mugs
A nova franquia Crazy4Mugs, rede de franquias especializada em presentes criativos como canecas e copos tem planos para cidades interioranas em São Paulo. A rede pretende abrir 25 pontos nessas regiões em 2017. O plano contempla cidades como: Campinas, Jundiaí, Santos, Sorocaba, Indaiatuba e São José dos Campos.
Investimento inicial: a partir de R$ 88 mil
Prazo de retorno: 24 a 30 meses

Sigbol Fashion
A Sigbol Fashion, rede especializada em cursos profissionalizantes de confecção e moda decidiu investir na região e pensando em viabilizar cada vez mais seu crescimento, desenvolveu um modelo de microfranquia com faturamento médio mensal de R$ 23,5 mil.
Investimento inicial: R$ 80 mil
Prazo de retorno: 20 meses

Sóbrancelhas
A rede referência em embelezamento do olhar e da face pretende abrir 15 novas unidades no interior paulista até o final do ano. Com um crescimento de 30% em 2016 e cerca de 200 unidades em operação em todo o país, a marca possui três formatos de negócios: quiosque, loja e truck.
Investimento Inicial: a partir de R$ 116 mil
Prazo de retorno: 18 meses

Patroni
Uma das maiores redes de pizzas, carnes e massas do país tem como meta abrir unidades em cidades interioranas a partir de 50 mil habitantes. A marca já possui diversos locais em fase de implantação como Juazeiro (BA), Bauru, Americana, Atibaia (SP), Aparecida de Goiânia (GO), Santa Maria (RS), Cascavel (PR), entra outras.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil (Expresso) a R$ 450 mil (Classic e Premium).
Prazo de retorno: de 18 a 36 meses

Hope
Há 51 anos no mercado, a tradicional rede especializada em moda íntima Hope enxerga a região interiorana como uma ótima oportunidade para expansão. Das 30 unidades que a marca pretende inaugurar ao longo de 2017, 20 são fora dos grandes centros.
Investimento Inicial: a partir de R$ 180 mil
Previsão de Retorno: 24 a 36 meses.

Beryllos
A inovadora franquia Beryllos, que oferece serviços de cuticularia, tem como meta abrir no interior de São Paulo 15 unidades em 2017, com foco em cidades a partir de 100 mil habitantes. A marca tem dois modelos de negócio para os interessados em franquia: loja em shopping center ou quiosque
Investimento inicial: a partir de R$ 152 mil.
Prazo de retorno: 18 meses.

Grupo VA
Criado em 2010, em Taubaté, interior de São Paulo, o Grupo VA é especializado em microfranquias de serviços. Detentora das redes Evolute Profissionalizantes e Idiomas (investimento varia de R$ 35 mil a R$ 95 mil), Doutor Lubrifica (de R$ 40 mil a R$ 95 mil), ContabExpress (de R$ 15 mil a R$ 45 mil) e The Voucher (de R$ 10 mil a R$ 20 mil), a marca planeja inaugurar 35 novas unidades no interior de São Paulo em 2017, região que corresponde a 20% do seu faturamento.