Brasil, 16 de Dezembro de 2017
A- A A+

Publicidade 1 Aqui no SEGS

Betoneira: dicas de conservação

  • Escrito por  Marina Fernandez
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Investir em uma betoneira pode ser uma ótima ideia, principalmente, para quem trabalha com reformas e construções. Indispensável em diferentes obras e serviços, a máquina pode ser utilizada para fazer a mistura de cimento, concreto, areia, argamassa e muitos outros materiais, de acordo com as necessidades do trabalho a ser realizado.

Entretanto, é importante preservar esse investimento. Seguindo algumas recomendações simples, pode-se conservar sua betoneira para que ela execute suas funções da melhor maneira possível e por muito mais tempo.

Limpeza e conservação

A conservação de equipamentos e ferramentas utilizados em construções está diretamente ligada aos cuidados com a higiene desses utensílios. Para preservá-la, é importante executar a limpeza após o uso.

Verifique se a máquina está desconectada de qualquer fonte de energia antes de começar. O primeiro passo é retirar todo o cimento antes que esses resíduos sequem no aparelho, utilizando uma mangueira de água. Restos de cimento quase secos podem ser removidos com a ajuda de uma espátula e um pouco de água.

Contudo, se o cimento já estiver completamente seco, a melhor alternativa é utilizar uma mangueira de alta pressão para removê-lo sem danificar o equipamento.

Limpeza do motor

Fazer a limpeza periódica do motor também é uma maneira de conservar por mais tempo e prolongar a vida útil da máquina. Com o auxílio de um compressor de ar, remova o excesso de poeira e outros resíduos, tomando cuidado com os fios e outras peças mais sensíveis.

Se preferir, você também pode utilizar um soprador para essa tarefa. O importante é não deixar que a sujeira se acumule, prejudicando o funcionamento do motor.

Lubrificação das engrenagens

As engrenagens precisam ser lubrificadas periodicamente para proteger as peças da fricção. Com a ajuda de óleo ou spray lubrificante, é possível evitar problemas associados a uma manutenção inadequada.

Também é necessário lubrificar o pinhão para aumentar a durabilidade do aparelho e, sempre que necessário, trocar o pinhão e as engrenagens por peças novas. Já os rolamentos devem ser lubrificados todos os dias, sempre utilizando o recomendado pela marca ou fabricante da betoneira. Evite o uso de graxa ou produtos de qualidade duvidosa.

Cuidados com a cremalheira e as correias

Regular a cremalheira com o pinhão é importante, assim como manter a peça sempre limpa para evitar problemas funcionais no equipamento. As correias também precisam de atenção, e devem ser substituídas sempre que apresentarem sinais de desgaste ou rupturas para não prejudicar o funcionamento das demais peças.

Armazenamento     

O armazenamento também é uma etapa importante na conservação do aparato. A maioria das peças é fabricada em metal, o que significa que o equipamento poderá enferrujar se não for armazenado corretamente. É indispensável que ela esteja limpa, seca e seja guardada em um local protegido da chuva e do sereno em períodos sem utilização. O uso de produtos antiferrugem também é uma boa alternativa.           

Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Publicidade

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::