Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Conheça os projetos desenvolvidos pela Fundação Huilo Huilo na Patagônia Chilena

Reserva Biológica Huilo Huilo atua nas áreas de preservação, desenvolvimento, cultura e educação e já conquistou prêmios pelos trabalhos que realiza

No começo da selva patagônica do Chile, marcado pelo clima úmido e pela diversidade da floresta tropical temperada, está localizada a Reserva Biológica Huilo Huilo. O projeto é baseado no turismo sustentável, na integração da comunidade local e na conservação do meio ambiente. Dentro destes pilares, Huilo Huilo desenvolve projetos que, nos últimos anos, lhe renderam prêmios como o “National Geographic World Legacy Awards”, na categoria “Conservação do Mundo Natural”, recebido em Berlim (Alemanha), em 2015.

Uma das iniciativas da Reserva é a Fundação Huilo Huilo, que busca fazer um trabalho constante com os povoados de Neltume e Puerto Fuy, como a oficina de artesanato para confecção dos seres mágicos (fadas e duendes que representam a atmosfera mística da Reserva) e objetos em madeira e o projeto junto às escolas para preservação da memória e conscientização sobre a importância da proteção da Reserva Biológica. As mulheres da comunidade foram empregadas para fazer as almofadas, travesseiros e peças de artesanato que são usadas na decoração dos hotéis. Os guias também são locais e recebem cursos de capacitação em turismo e de inglês, para que possam receber melhor os estrangeiros.

Outro projeto da Reserva, e um dos mais emblemáticos, é o Centro de Conservação do Huemul, espécie de cervo sul andino que corre risco de extinção. O Centro existe há mais de 10 anos, quando um casal de huemules foi retirado da Villa O’Higgins, na região de Aysén, e levado para Huilo Huilo, em Panguipulli, com o objetivo de povoar novamente a região de Los Ríos com este animal que tanto caracteriza o Chile. “Este é o único programa no mundo que conseguiu reproduzir esta espécie em um ambiente semi-controlado. Hoje temos informações sobre a nutrição ideal para os huemules, bem como podemos garantir saúde e segurança a eles”, comenta Rodrigo Mata, gerente comercial de Huilo Huilo.

Além dos huemules, Huilo Huilo também desenvolve outras pesquisas sobre como preservar a fauna e a flora locais, como a reintrodução dos guanacos na selva e o resguardo dos sapitos de Darwin, uma espécie de sapo em extinção.

Reconhecimento Internacional - Em 2007, Huilo Huilo foi declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO. Suas atividades também já foram reconhecidas por prêmios como o “Virgin Holidays Responsible Tourism Awards 2012”, da Inglaterra, e o Prêmio EcoTrophea, da Associação Alemã de Viagem (DRV). Em 2015, a Reserva foi premiada novamente em nível internacional, e levou o World Legacy Awards, premiação da National Geographic e da feira ITB Berlim, na categoria "Conservação do Mundo Natural”.

Sobre a Huilo Huilo– Localizada em pleno coração da selva da Patagônia do Chile, próximo ao vilarejo de Neltume (860 km de Santiago), a Reserva Biológica Huilo Huilo é um lugar mágico. Com mais de 100 mil hectares, abrange diversos ecossistemas, com uma riqueza de espécies nativas animais e vegetais. As opções de hospedagens vão desde hotéis de luxo até campings, todos com um diferencial arquitetônico que busca integrar a natureza local ao conforto. Além de atividades de esportes radicais, como tirolesa e rafting, a reserva ainda conta com o Bosque Nevado, um centro de neve ideal para iniciantes nos esportes de inverno. Mais informações pelo site huilohuilo.com, ou no perfil da reserva no Facebook - www.facebook.com/HuiloHuiloBrasil.

Código de segurança
Atualizar