Brasil, 29 de Março de 2017

A diversão não pode acabar junto com as férias! Veja como estimular atividades para as crianças

• Escrito por  Marina Fernandez
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

São muitos os recursos tecnológicos que estimulam as crianças a se tornarem cada vez mais sedentárias, as quais acabam preferindo, desde cedo, interagir com tablets, smartphones, videogames etc.

Muitas vezes, a programação da televisão se torna mais interessante do que as brincadeiras de rua com os amigos. Dessa forma, a sociedade assiste aos seus jovens se tornando cada vez mais reclusos e alienados.

O período de férias pode até impactar positivamente nessa realidade, fazendo com que as crianças se comportem temporariamente de maneira mais ativa. No entanto, com o retorno às aulas, o tempo livre que lhes resta é claramente pouco aproveitado. Aos pais e familiares, resta saber: como estimulá-las a se movimentarem mais?

Recreação para todos os gostos

O simples calçar dos tênis Heelys já incita a criança a praticar alguma atividade mais agitada, permitindo que ela própria opte por não ficar jogada no sofá interagindo com gadgets ou com o guia da televisão digital paga.

É um bom começo para quebrar uma rotina monótona, tendo em vista que a prática recorrente de exercícios é de suma importância para o desenvolvimento nessa fase da vida da criança. Quando o jovem é exposto a um estilo de vida saudável desde o início de sua vida, há muito mais chances de que o hábito continue na fase adulta.

Retrato de uma triste realidade

Com o sedentarismo dominando a infância não somente no Brasil, mas no mundo todo, doenças aparecem cada vez mais cedo na vida dessas pessoas.

Obesidade e sobrepeso, diabetes, problemas musculares, de coração, nos ossos... a lista pode se estender com demais exemplificações tristes, mas o ponto é que a falta da prática de exercícios culmina em múltiplas gravidades em sua jovem saúde.

Por outro lado, se a criança gosta de praticar um esporte, andar de bicicleta ou até mesmo adotar o hábito da caminhada ocorre o reforço da relação positiva que permeia a atividade física e o rendimento escolar. Em outras palavras, exercícios fazem com que ela, além de se tornar mais sadia, também melhore seu processo de aprendizagem no ambiente de estudo.

É hora da diversão

Com roupas adequadas e um par de tênis Heelys bem confortável, os responsáveis pela criança podem encorajá-la a escolher uma atividade extracurricular de sua preferência. Deixar com que ela faça parte do processo de decisão ajuda a garantir que a frequência do exercício não diminuirá ou que não será abandonado.

Eis algumas sugestões que nunca saem de moda:

• Ginástica olímpica;
  • Esportes (futebol, basquete, vôlei);
  • Artes marciais (karatê, taekwondo, jiu-jitsu e assim por diante);
  • Dança (nos estilos hip hop, street dance, balé, entre outros);
  • Corrida ou caminhada;
  • Atividades ao ar livre (em um parque ou uma praça, por exemplo);
  • Bicicleta (podendo substituir os meios de transporte convencionais, mesmo que para trajetos mais curtos);
  • Natação ou outros esportes aquáticos.