Brasil, 20 de Agosto de 2017

Sotreq Disponibiliza Programa Que Auxilia Na Prevenção De Problemas Em Equipamentos

• Escrito por  Dezoito Assessoria
  • Publicado em Demais

Denominado Programa SOS, constitui-se das análises dos óleos lubrificantes e dos líquidos de arrefecimento, assim como as avaliações e recomendações referentes aos resultados

Falhas em equipamentos podem paralisar alguns setores importantes da produção e, com isso, gerar atrasos no trabalho e prejuízos para as empresas. Para auxiliar na prevenção desses problemas, a Sotreq, empresa com 75 anos no mercado e uma das maiores provedoras de soluções, produtos e sistemas Cat® no Brasil, em conformidade com a Caterpillar, desenvolveu o Programa SOS, ferramenta de análise de óleo lubrificante e líquido de arrefecimento.

O programa funciona por meio da coleta periódica das amostras de óleo e líquido de arrefecimento que, posteriormente, são enviadas ao Laboratório SOS Sotreq (único reconhecido no Brasil pela Caterpillar). Esses conteúdos são analisados seguindo os padrões internacionais dos melhores laboratórios de análise de óleo do mundo, e também seguem o escopo e metodologia conforme a Caterpillar.

As amostras podem ser classificadas como “Normal”, “Monitorar” ou “Crítico”. Em casos críticos os clientes recebem a informação por e-mail ou, se preferirem, podem acessar o site SOSWeb onde é possível acessar relatórios, gráficos, etc. “Os resultados são interpretados para as tomadas de decisões referentes à manutenção, à programação e gerenciamento de suas frotas e componentes”, afirma Daniel Alves, consultor de vendas SOS da Sotreq.

“Temos um canal de atendimento exclusivo aos clientes do Laboratório SOS da Sotreq e o atendimento SOSFácil (telefone 0800-084-8585 e e-mail ), para dúvidas de interpretações, resultados, procedimentos de manutenção, preenchimento das fichas de identificação, acesso e utilização do SOSWeb, entre outras”, comenta Alves.

Além disso, a Sotreq disponibiliza materiais de treinamentos em mídias ou online aos clientes sobre procedimentos de coleta de amostras, interpretação dos resultados e SOSWeb. Mais informações podem ser obtidas através do seguinte endereço: (http://www.sotreq.com.br/tecnologia/programa-sos).

Case de sucesso

As amostras de óleo do comando final direito da Escavadeira Cat® 320D2 apresentaram contaminação por poeira relacionada ao aumento dos teores de silício e alumínio, algo abrasivo e que pode levar ao desgaste prematuro nas peças móveis, como engrenagens, rolamentos, eixos e até mesmo causar a falha prematura do componente.

Por meio da inspeção preditiva da equipe de manutenção do cliente, foi identificado danos nos retentores duocone - com indícios de vazamentos de óleo lubrificante e o início de aparecimento de limalhas finas ferrosas através do bujão de dreno – sendo substituídos, imediatamente, conforme procedimentos de manutenção recomendados.

Após os reparos, as novas amostras coletadas já não apresentaram a contaminação por poeira e a presença de limalhas. Os reparos ficaram em cerca de R$ 17 mil, mas se não fossem reparadas as vedações preventivamente, o valor do componente poderia chegar a aproximadamente R$ 112 mil para a troca completa.

“O Programa SOS é uma das principais ferramentas de manutenção, pois faz parte dos cinco pilares que a sustentam: os dados eletrônicos dos equipamentos, o histórico de manutenção, as condições dos locais de operação, a inspeção dos equipamentos e a análise de óleo lubrificante e líquido de arrefecimento. Funcionam em conjunto, complementando-se”, finaliza o consultor de vendas SOS da Sotreq.

Sobre a Sotreq

Com 75 anos de atuação no Brasil, é uma das maiores provedoras de soluções customizadas, produtos e sistemas Cat®. Atualmente, a organização possui mais de 60 filiais distribuídas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, oferecendo suporte completo em peças, serviços, contratos e tecnologia.