Brasil, 27 de Setembro de 2016

"Impeachment" e "Hexacampeão" Estão Entre as Palavras Mais Pesquisadas em 2015

• Escrito por  VIANEWS Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

(Noticiário gerou grandes picos de consultas de brasileiros a verbetes relacionados a questões políticas no Brasil e no Exterior)

"Impeachment" e "hexacampeão" foram algumas das palavras mais consultadas por brasileiros em 2015 no maior dicionário digital da língua portuguesa - o Priberam, que é mantido pela empresa portuguesa homônima e usado de forma transparente por inúmeras aplicações web e móveis em várias partes do mundo.

De acordo com a Priberam, entre os diversos países de língua portuguesa, a influência do noticiário gerou grandes picos de buscas de palavras como "xenofobia" (relacionada à questão dos imigrantes na Europa), "jihadismo"(ligada ao caso "Charlie Hebdo") e "Bataclã" (nome da casa de shows onde ocorreu o atentado do Estado Islâmico em Paris). No Brasil, especificamente, os termos "babilônia" e "pan-americano" estão também entre os mais consultados. O primeiro coincide com o nome de uma novela veiculada pela TV Globo, e o segundo se refere aos jogos esportivos em que alguns atletas brasileiros tiveram destaque.

O Dicionário Priberam teve, em 2015, 25 milhões de visitantes únicos, com predominância do Brasil e de Portugal, e forte penetração em públicos de Angola, Moçambique, Timor, Macau e Guiné-Bissau, além de receber consultas de países com outros idiomas.

À parte às consultas conjunturais, a palavra "resiliência" foi a mais consultada do ano, tanto no Brasil quanto em Portugal, seja por internautas interessados em seu significado ou na correta ortografia.

Entre os usuários brasileiros, a segunda palavra mais buscada foi "procrastinação" que, coincidentemente ou não, é um termo compatível com a temática dos embates políticos relacionados aos constantes adiamentos de decisões no Congresso e aos movimentos para a remoção (impeachment) da presidente.

Outro dado curioso da lista é a aparição da palavra "amor", como a quinta mais pesquisada do ano no Brasil, o que possivelmente reflete o interesse das pessoas por sinônimos capazes de evitar a exaustiva repetição desta palavra.

As 10 palavras mais consultadas no Brasil:
1. Resiliência
2. Procrastinação
3. Inerente
4. Paradigma
5. Amor
6. Iminente
7. Exceção
8. Eminente
9. Pragmático
10. Biopsicossocial

Em termos de plataformas, também nos acessos ao Dicionário Priberam se refletiu a transição acelerada para as plataformas móveis: os acessos ao site através de smartphones subiram 46% face a 2014.

Para mais dados estatísticos, visite

Para mais informações sobre o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, acesse.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish