Brasil, 26 de Março de 2017

Top 10: Ranking das cervejas mais vendidas na Rede Mestre-Cervejeiros.com em 2016

• Escrito por  Luiza Malagrino
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais

As cervejas de trigo alemãs e belgas, bem como o estilo India Pale Ale, foram sucesso de vendas no ano passado

O mercado de cervejas artesanais no Brasil vem crescendo expressivamente nos últimos anos, mesmo em meio à instabilidade econômica. Na rede de lojas especializadas em cervejas artesanais Mestre-Cervejeiro.com, a maior brasileira do ramo, o volume de vendas aumentou aumentou 15% em dezembro de 2016 comparando-se com o mesmo mês do ano anterior.
Os fatores que contribuíram para os bons resultados foram o crescente interesse do público consumidor de cerveja em opções de melhor qualidade, a chegada da marca a novas regiões -- hoje presente em mais de 40 cidades em todas as regiões do país -- e o aumento na oferta de rótulos e de informação disponível, o que vem alavancando o consumo de cervejas artesanais no país.

Na lista das 10 cervejas mais vendidas em 2016 nas lojas Mestre-Cervejeiro.com, figuram rótulos de diversas partes do mundo, como Escócia, Alemanha, Estados Unidos e Bélgica. Mas a campeã é brasileira! O primeiro lugar ficou com a Mestre-Cervejeiro.com Double IPA, uma das cervejas de marca própria da rede.

“A mais vendida no ano passado foi a nossa colaborativa com a premiada cervejaria Tupiniquim. Ela foi lançada em 2015 para comemorar 11 anos da marca Mestre-Cervejeiro.com e foi a primeira cerveja do estilo envasada em garrafas de 1 Litro no Brasil, com o intuito de ser compartilhada. Ela tem 8,0% de teor alcoólico, amargor presente com 80 IBU's e aromas cítricos conferidos pelos lúpulos norteamericanos Cascade e Centennial.”, afirma Daniel Wolff, sommelier de cervejas e diretor da rede Mestre-Cervejeiro.com
O Brasil já conta com mais de 400 cervejarias - entre grandes e micros - e a proporção dos rótulos nacionais representou 56,6% do faturamento das lojas Mestre-Cervejeiro.com em 2016. Apesar disso, apenas dois dos 10 rótulos mais vendidos são produzidos no Brasil. Destacam-se no ranking o estilo India Pale Ale e cervejas de trigo -- tanto as alemãs Weizenbier quanto as belgas Witbier --, com apenas dois rótulos fora destas categorias.

Confira abaixo o ranking de cervejas mais vendidas em 2016 na rede Mestre-Cervejeiro.com:

1. Mestre-Cervejeiro.com Double IPA (Porto Alegre/RS)
2. Weihenstephaner Hefeweissbier (Fresing, Alemanha)
3. Schneider Weisse Tap 7 (Kelheim, Alemanha)
4. Delirium Tremens (Melle, Bélgica)
5. BrewDog Punk IPA (Ellon, Escócia)
6. Brooklyn East India Pale Ale (Nova York, EUA)
7. Weinhestephaner Vitus (Fresing, Alemanha)
8. Brooklyn Lager (Nova York, EUA)
9. Bastards Jean Le Blanc (Pinhais/PR)
10. Vedett Extra White (Breendonk, Bélgica)