Brasil, 26 de Junho de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco maneiras de tornar empresas mais sustentáveis e eficientes

  • Escrito por  Yasmin Ayache
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Especialista em gestão hídrica lista quais medidas empresas podem tomar para reduzir o consumo de água e aumentar ganhos

Ações sustentáveis são importantes para a sociedade como um todo. Portanto, iniciativas de consumo racional são fundamentais para tornar empresas mais competitivas e alavancar lucros. A General Water, concessionária particular de água que trabalha com reúso e perfuração de poços, acompanha, há 16 anos, a evolução de empresas com que trabalha. E, segundo o engenheiro Fernando de Barros Pereira, gerente comercial da General Water, as companhias devem apostar na gestão da água como oportunidade de negócio. “Ao reduzir o consumo, as empresas passam a depender menos das fontes de água potável (sejam elas próprias ou externas), fazendo com que, em períodos de escassez, haja menos risco de interrupção nas atividades produtivas. Sem falar da economia que esta ação gera”, diz Fernando Pereira.

A crise hídrica que afetou o Estado de São Paulo em 2014 e 2015 ressaltou a importância de repensar a forma como a água é utilizada e buscar maneiras para evitar desperdícios. “A sustentabilidade sempre terá a economia como resultado. O desafio das empresas é justamente enxergar isso”, afirma Pereira. O especialista aponta ações de investimentos variáveis, que visam à economia deste recurso, evitando o desperdício e futuramente reduzindo custos, com retornos às vezes imediatos. Exemplos:

1. Instalação de redutores de pressão e/ou vazão nas torneiras;

2. Um sistema de captação e uso de água de chuva para reaproveitamento em uso não potável;

3. Reutilização de efluentes (águas negras e águas cinzas);

4. Substituição de vegetação com alto consumo de água (grama, por exemplo) por vegetações de baixo consumo;

5. Troca de equipamentos mais antigos por mais modernos, pois utilizam menos água.
Pereira ressalta ainda a importância do auxílio de especialistas e estudos prévios eficientes (balanço hídrico, projeção de payback etc), para evitar que encontrem limitações técnicas e legais, e que assim, o valor investido tenha o retorno previsto.

Sobre a General Water

Empresa fundada em 2000 para suprir uma carência intrínseca na região metropolitana de São Paulo: a escassez de recursos hídricos. A filosofia da empresa é proporcionar aos grandes consumidores de água a oportunidade de contar com seu próprio sistema de abastecimento, tratamento de esgoto ou reúso de água, implantado e operado por uma empresa especializada no desenvolvimento e operação de soluções customizadas de saneamento. Ainda dentro da sua filosofia de trabalho, a General Water é responsável por todos os custos, riscos e responsabilidades durante todas as fases do contrato. Cabe aos clientes apenas arcar com a água/efluente produzida nos sistemas.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::