Brasil, 24 de Maio de 2017

• Publicado no www.segs.com.br em Demais

Holandeses da CRV visitaram ABCZ, Girolando e parceiro do PAINT

Paul Vriesekoop, diretor-presidente da CRV Lagoa, acompanhou a equipe

Direto da Holanda, a CRV enviou dois profissionais para conhecer fazendas e associações de raças nos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Em suas visitas, eles foram acompanhados pelo diretor-presidente da CRV Lagoa, Paul Vriesekoop, além de integrantes da equipe da empresa e consultores de campo.

No dia 3 de fevereiro, os holandeses Jaap Van Der Knaap, editor-chefe da revista Veeteelt, publicação internacional da CRV, e o fotógrafo Harrie van Leeuwen, acompanhados por Vriesekoop e Eduardo Soares, estiveram em Uberaba (MG), onde visitaram as sedes da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) e da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

Na primeira visita, a comitiva foi recebida pelo superintendente técnico da Entidade, Luiz Antônio Josahkian, e pelo gerente do Brazilian Cattle, Mário Karpinskas, que lhes apresentaram o trabalho de promoção e desenvolvimento da pecuária brasileira zebuína. Os visitantes queriam entender o nível de tecnologia adotada, o programa de melhoramento genético e a produção, entre outros.

Já na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, foi conferido o melhoramento genético desenvolvido para a raça. Eles foram recebidos pelo presidente da Associação, Luiz Carlos Rodrigues, e pelo superintendente técnico, Leandro Paiva, e também conheceram o trabalho da Entidade na área de registro genealógico.

Após a visita, o grupo seguiu para a Fazenda Boa Fé, do Grupo Ma Shou Tao, localizada em Conquista (MG), acompanhados por Jônadan Ma, para conhecer o rebanho do criatório. A propriedade utiliza o Ovalert, sistema de gerenciamento online da CRV que propicia otimização do tempo e contribui para uma produção leiteira mais eficiente e sustentável. A Fazenda Boa Fé foi a primeira fazenda a participar de forma integral na conexão de soluções oferecida pela CRV Lagoa, que, de forma inovadora, interliga e automatiza salas de ordenha, softwares de gerenciamento e identificação animal, além dos recursos para alertas reprodutivos (cio) e de saúde.

No dia seguinte, os holandeses foram conhecer a Fazenda São Clemente, em São José dos Campos (SP), acompanhados por César Franzon, gerente de Inovação e Rebanho, pelo assistente técnico de campo, Vitor Sala, e pelo consultor José Fernando Bertolini Freire, todos da equipe brasileira. Com uma parceria de 13 anos, a propriedade utiliza 100% da genética da genética CRV Lagoa e é parceira do PAINT, programa de melhoramento genético para bovinos de corte.

A equipe foi recebida por José Marcondes Cesar, proprietário da fazenda, e pelo zootecnista Lucas Astolfi, que apresentaram o sistema de produção de ciclo completo e terminação dos animais a pasto com suplementação, bem como todo manejo do PAINT, que seleciona animais Nelore na propriedade. O programa produz touros e fêmeas CEIP, que contribuem para a melhoria do rebanho, oferecendo animais mais precoces e com carcaças mais musculosas, com maior peso no abate.

Além da seleção do PAINT, a fazenda faz cruzamento industrial com a raça Aberdeen Angus em parte do rebanho. Também foram vistos lotes de sobreano com animais Nelore e cruzados. Os visitantes constataram a docilidade dos reprodutores devido a rigorosa seleção para temperamento realizada pela propriedade.

A equipe irá produzir uma série de artigos sobre a pecuária brasileira, destacando a organização da produção de carne e leite no País.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com mais de 143 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Austrália, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia, Reino Unido e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.