Brasil, 27 de Setembro de 2016

Livro Águas do Alto Tietê será lançado amanhã

• Escrito por  AZ | Brasil Assessoria & Comunicação
  • Publicado em Demais

Obra aborda, dentre diversos assuntos, a evolução dos principais projetos realizados na bacia do Alto do Tietê

Amanhã, quinta-feira (25), os autores Arnaldo Kutner, Marco Antonio Palermo e Renato Zuccolo lançam o livro “Águas do Alto Tietê”, no Instituto de Engenharia, em São Paulo.

Com prefácio do “príncipe dos poetas”, Paulo Bomfim, o livro aborda a evolução histórica dos principais projetos e obras realizados nesta bacia cujo território praticamente coincide com a Região Metropolitana de São Paulo.

A obra também traz diversas propostas para o rio Tietê que, se tivessem sido realizadas, transformariam São Paulo em uma cidade completamente diferente do ponto de vista urbanístico.

O nosso desenvolvimento urbano tomou outra direção, que privilegiou mais o viário. A drenagem e o saneamento ficaram relegados a segundo plano. A cidade se transformou, teve o maior crescimento já registrado em 100 anos no Ocidente, mas hoje sofremos com as consequências dessa política: inundações frequentes e intensas, estiagens severas, mudanças no microclima, assentamentos precários nas áreas de mananciais e a incontrolada poluição dos rios urbanos.

O livro também apresenta discussão sobre a crescente crise hídrica e propõe perspectiva de evolução construtiva, chamada de Sistema Hídrico Integrado. Nesse modelo, os serviços urbanos, a drenagem, o saneamento básico e a recuperação da qualidade das águas seriam administrados de forma integrada e articulada pelos representantes governamentais e sociais, novas tecnologias de informação e gestão seriam aplicadas e novos paradigmas seriam adotados.

A obra envereda também pelo mundo da arte. Mostra, já na sua capa, como era agradável e bucólica a vida do paulistano, em contato com um rio de planície e de amplas várzeas. Exemplos da iconografia paulista do século XIX e do início do século XX atestam como o rio Tietê estava integrado à vida social da cidade de São Paulo. O poema Tietê, de Mario de Andrade, foi musicado pelo compositor Ronaldo Miranda, e o CD intitulado “Tríptico do Tietê” integra o livro.

Lançamento do livro “Águas do Alto Tietê”

Data e local: 25 de fevereiro, às 19h, no Instituto de Engenharia (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana – SP)

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish