Brasil, 1 de Outubro de 2016

Alibra é destaque em inovação no setor de alimentos

Empresa tem 900 clientes no Brasil e busca constantemente desenvolver produtos inovadores para atender às demandas do mercado de alimentos e de bebidas

A Alibra, fornecedora de ingredientes e misturas alimentícias em pó para o mercado de alimentos e de bebidas, ganha destaque no mercado graças à busca constante por inovação. A empresa 100% nacional, com 16 anos de atuação e com fábricas em Campinas-SP e Marechal Cândido Rondon-PR, possui em seu portfólio mais de 600 ingredientes utilizados na fabricação de produtos industrializados tais como: sorvetes, pães, biscoitos, chocolates, laticínios, pizzas, molhos etc. Seus clientes vão desde pequenas e médias empresas até grandes corporações nacionais e multinacionais.

Além dos produtos destinados à indústria, a Alibra possui uma linha Varejo que inclui achocolatados, farinha láctea, mingaus e compostos lácteos, comercializada em supermercados, atacados e montadoras de cestas básicas. A empresa conta também com a Linha Food Service composta por ingredientes para uso em restaurantes, cozinhas industriais e refeições coletivas.

Pesquisa & Desenvolvimento

Pelo menos 1% do faturamento da Alibra é investido por ano em atividades de P&D, em desenvolvimento de produtos, compra de equipamentos e montagem de laboratórios. São dois centros de pesquisa e desenvolvimento nas fábricas da Alibra, com total de 10 funcionários e os projetos não param. “Em nossos laboratórios não fazemos pesquisa pura, mas desenvolvemos soluções sob medida, para atender às necessidades de aplicação de cada cliente, inclusive neste ano lançaremos um novo produto para o mercado Food Service”, explica o diretor-executivo Roberto Stefanini, sócio-fundador da Alibra e responsável pela área de P&D.

Entre as ações inovadoras e pioneiras da Alibra mais recentes podemos destacar o desenvolvimento do primeiro óleo em pó do país, produto rico em ácidos graxos essenciais, e a elaboração de uma linha de ingredientes para sorvetes fortificados, formulados com ferro e vitamina C, cujo lote experimental foi lançado no Dia do Sorvete (23 de setembro).

“Temos 900 clientes pelo Brasil e apostamos na inovação para nos diferenciar. Buscamos constantemente desenvolver produtos com alto valor tecnológico”, diz o diretor-presidente da Alibra, Humberto Salvador Afonso.

O ano passado também foi marcado pela aquisição da Genkor, especializada na fabricação de ingredientes (corantes, estabilizantes, espessantes, emulsificantes), que se tornou uma unidade de negócios da Alibra. A compra faz parte de um investimento de R$ 23 milhões da empresa para diversificar sua atuação e fortalecer sua presença no mercado.

“As duas empresas tinham produtos complementares e algumas parcerias em atividades das áreas técnicas e comerciais. Sempre existiu o desejo de realizar a fusão e havia boas perspectivas com a incorporação”, diz o diretor-presidente. A Genkor e a Alibra integram o mesmo conglomerado, o Grupo Káiros, formado por 10 empresas do setor alimentício.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish