Brasil, 24 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Engenharia de Automação e Controle é a profissão do futuro

Curso de graduação alia metodologia moderna à tradição

De uma junção inteligente e estratégica de partes de outras engenharias, como a mecânica, elétrica, eletrônica e da computação, surgiu a Engenharia de Controle e Automação. Essa moderna profissão tem como objetivo a criação e aperfeiçoamento de sistemas automáticos de controle que podem englobar desde a linha de produção de uma indústria, até biomedicina e agricultura.

“Existe a premissa de que a Engenharia de Automação surgiu para substituir o labor humano pela máquina. Não é verdade”, explica Renato Giacomini, coordenador do curso na FEI. “O objetivo dessa especialização é criar novas tecnologias para melhorar e facilitar os processos de trabalho, o que gera novos tipos de emprego e aperfeiçoa muitos outros”.

Diante dessa realidade, a oferta de cursos de Engenharia de Automação e Controle tem aumentado, mas, ainda assim, são poucas universidades que oferecem a modalidade, o que ainda não atende a demanda de mercado. O curso oferece todas as disciplinas das áreas de mecânica, eletrônica, computação e produção necessárias a uma formação sólida para atuação competente no setor produtivo e acadêmico. Assim como nas melhores universidades do mundo, a formação dada pelos cursos brasileiros é construída a partir da excelência no ensino e pesquisas das áreas mais convencionais da engenharia.

Onde estudar – No estado de São Paulo, em avaliação feita pelo ENADE em 2015, o curso de Engenharia de Automação e Controle do Centro Universitário FEI foi classificado com nota máxima, sendo a única instituição do Estado a conquistar média 5. A graduação na FEI é também a melhor do país dentre as instituições privadas e está entre as cinco melhores, incluindo as escolas públicas de todo o país. Para quem quiser estudar em outros estados, algumas universidades federais também oferecem cursos de ecxelência.

Mercado de Trabalho – No ambiente recessivo em que nos encontramos no momento, é fundamental para as empresas atingir maior produtividade, para competir em melhores condições, sem ter que investir em novos empreendimentos , como novas fábricas. Esse aumento de produtividade pode ser alcançado através do uso da automação de do melhor controle das plantas industriais. Empresas de grande porte e, como consequência, toda a cadeia produtiva relacionada a essas indústrias demandam mão de obra especializada. Tal demanda abrange as modalidades de engenharia mais ligadas à ampliação dos meios de produção, principalmente no que se refere à modernização desses processos, matéria da Engenharia de Automação. É de se esperar, diante desse novo quadro, que o egresso do curso venha a ocupar posições nas áreas de:

Projeto de máquinas e equipamentos industriais de alta tecnologia.

Projeto e aplicação de sistemas mecatrônicos.

Projeto de sistemas automotivos (controle de motores, freios-ABS e suspensão ativa).

Projeto e desenvolvimento de robôs para aplicações domésticas e industriais.

Coordenação da automação de processos industriais.

Gestão industrial.

Saiba mais em: http://goo.gl/cDCqxz

Sobre a FEI

Com 74 anos de tradição, o Centro Universitário FEI é referência entre as instituições universitárias no Brasil, nas áreas de Gestão e Tecnologia, e excelência no ensino da Administração, Ciência da Computação e Engenharia. A Instituição já formou mais de 50 mil profissionais, muitos ocupando posições de liderança nas principais empresas do país. Mantida pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", a FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.