Brasil, 30 de Setembro de 2016

Certificação indica materiais sustentáveis para a construção civil

• Escrito por  Fran Press Assessoria de Imprensa
  • Publicado em Demais

Selo traz informações importantes sobre o desempenho ambiental de materiais para edificações verdes

A sustentabilidade se tornou algo presente no dia a dia das pessoas. Prova disso é a aplicabilidade do conceito em diversos produtos ao nosso redor, como tecidos e embalagens. Assim, há alguns anos o desenvolvimento sustentável se tornou fundamental para o avanço da sociedade, principalmente em áreas como a da construção civil.

Pensando nisso, a Fundação Vanzolini, entidade ligada ao Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveu o RGMat, certificação de produtos sustentáveis para a construção de infraestruturas, com o objetivo de proporcionar informações relevantes, verificadas e comparáveis sobre os aspectos ambientais, de conforto e de saúde para produtos e materiais da construção.

Lançada em 2011, o RGMat é uma certificação para a área da sustentabilidade que engloba os conceitos de Selo e Declaração Ambiental. Entre seus requisitos está a utilização de uma técnica de gestão ambiental conhecida como "Avaliação de Ciclo de Vida", responsável por quantificar todos os impactos ambientais de um produto ao longo de seu ciclo produtivo. A declaração Ambiental de Produto, portanto, é uma compilação e publicação desses dados em um documento. "Com isso nós conseguimos quantificar os impactos ambientais de um produto e fazer uma escolha, não só em relação à parte financeira, mas através de outras variáveis, como a conformidade técnica e o desempenho ambiental do produto", explica Felipe Coelho, assistente técnico da Fundação Vanzolini.

De acordo com o profissional, a construção civil no Brasil está pronta para o uso de uma certificação como o RGMat. "Já existe uma demanda das construtoras que trabalham com a certificação ambiental de edifícios que exigem a escolha de produtos e materiais visando limitar os impactos ambientais. Logo, hoje em dia é exigido de seus fabricantes informações de desempenho ambiental dos materiais, e o RGMat é uma solução para isso".

Ainda assim, Felipe Coelho explica que a instituição tem pela frente o desafio de fazer com que as empresas, fabricantes e profissionais da área da construção civil tenham conhecimento sobre o que realmente significa a Avaliação de Ciclo de Vida e Declaração Ambiental de Produto conforme as normas das famílias ISO 1404x e 1402x. "Esse é o maior desafio, por que existem vários ganhos quando você aplica essas ferramentas na sua empresa. Não é apenas o selo, você consegue identificar pontos de melhoria, e até mesmo identificar economia", finaliza.

Mais informações acesse http://vanzolini.org.br/rgmat/

Sobre a Fundação Vanzolini:

A Fundação Vanzolini é uma instituição privada, sem fins lucrativos, criada, mantida e gerida pelos professores do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem como objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes à Engenharia de Produção, à Administração Industrial, à Gestão de Operações e às demais atividades correlatas que realiza, com total caráter inovador.

A instituição também prioriza seus projetos e atividades de Educação por relevância econômica e social e, por esse motivo, pauta sua atuação por critérios de excelência acadêmicos, profissionais e éticos. Desde 1995, pesquisa, desenvolve, implanta e gerencia soluções de educação em rede e/ou a distância, aplicando os conhecimentos da engenharia de produção, utilizando diversas tecnologias ligadas à internet, à interatividade e à TV. Mediante a qualidade e impacto resultantes desses projetos junto ao setor público e educacional, em 2003 consolidou uma área institucional específica: a Gestão de Tecnologias em Educação (GTE).

A Fundação Vanzolini é centro de referência internacional em temas de destaque para as empresas privadas e para os órgãos e entidades do setor público que buscam alcançar e manter padrões elevados de desempenho.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish