Brasil, 1 de Outubro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

De gênio e louco todo programador tem um pouco

  • Escrito por  Ivan Nascimento Fonseca
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Durante um trabalho de avaliação de controles internos da área de Tecnologia da Informação (TI), de uma organização do setor financeiro, o plano de trabalho contemplava, entre outras tarefas, a avaliação do grau de exposição ao risco de continuidade operacional da empresa, em função da grande dependência que o negócio apresentava pela intensa utilização de recursos computacionais.

Ao conduzir o teste de conformidade para assegurar que os procedimentos ou mecanismos de desenvolvimento de sistemas estavam aderentes às exigências técnicas e práticas, geralmente aceitas pela engenharia de software e de governança, encontrei programas de computador nos quais as tabelas do banco de dados tinham nomes de mulheres e as colunas das tabelas eram nomeadas com apenas uma letra.

Fiquei curioso e procurei saber o porquê do uso desta técnica inusitada, minimalista e inapropriada. Acabei por descobrir que a organização havia conduzido, não muito tempo atrás, um processo de demissão e os critérios de escolha sobre quem seria demitido não havia ficado claro. Isso levou um dos programadores de software a criar um método próprio de codificação que, segundo ele, o tornaria imprescindível, garantindo desta forma seu emprego. Pura ilusão, depois da descoberta, ele que era considerado um gênio da programação pelos colegas, perdeu o emprego.

A conclusão que tirei deste episódio foi que a causa do problema não estava no processo de demissão. Afinal, as relações contratuais são efêmeras hoje em dia, tanto para quem contrata quanto para quem é contratado e, às vezes, inevitáveis. A real causa do problema se encontrava na falta de boas práticas recomendadas para processos de desenvolvimento de software. São elas:

Segregação de função – As funções de análise, projeto e programação de sistemas não devem ser executadas pelo mesmo profissional. Quando a segregação não é observada, o risco de não cumprimento dos processos e práticas estabelecidas e a possibilidade de fraude via construção maliciosa do software são incentivadas;

Orientação a componentes – O software é classificado como um produto de engenharia e, portanto, deve ser construído com a integração de componentes que possam ser validados tão logo sejam entregues;

Qualidade assegurada – Cada atividade do processo de construção de software deve assegurar a qualidade do que foi nela produzido. A certificação da conformidade do que foi produzido nas atividades anteriores garantem a qualidade em contraposição ao controle da qualidade no final do processo.

Ivan Nascimento Fonseca é Mestre e professor universitário de graduação e pós-graduação da UMC Universidade nas disciplinas de governança em tecnologia da informação, gerência de desempenho, modelos decisórios apoiados por análise de dados e sistemas de informação. 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish