Brasil, 25 de Abril de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisa mostra otimismo do empreendedor para investir em inovação

  • Escrito por  Assessoria de imprensa | Desenvolve SP
  • Publicado no www.segs.com.br em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Questionário foi aplicado pela Desenvolve SP durante eventos do “Movimento pela Inovação” em diferentes regiões do Estado

O pequeno e médio empresário paulista pretende investir mais em inovação em 2017, apesar da crise. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista com 383 empresários de todo o Estado de São Paulo durante os encontros promovidos pelo Movimento pela Inovação em 2016. Segundo o estudo, 80% dos empresários tem a intenção de ampliar o investimento em inovação em 2017. Outros 16% disseram que pretendem investir nos próximos três anos e apenas 4% não planejam investir.

A pesquisa com questões de múltipla escolha buscaram identificar o perfil do empreendedor, suas percepções sobre inovação e as dificuldades para investir, entre outros temas. A pesquisa foi aplicada entre maio e dezembro de 2016 em 13 cidades: São Paulo, Botucatu, Santos, Sorocaba, Araçatuba, Marilia, Campinas, Piracicaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Carlos.

Outro importante dado apontado na pesquisa foi em relação às principais dificuldades encontradas para investir em inovação. Cada entrevistado apontou três problemas. A dificuldade mais citada, por 26%, foi obter linhas de crédito ou outras fontes de financiamento. Em seguida, aparece a carga tributária, com 21% das citações, e a incerteza sobre o futuro do país, com 16%.

“A pesquisa nos mostra que mesmo num período de incerteza econômica os empresários estão dispostos a investir em inovação. A dificuldade sentida pelos empreendedores em encontrar linhas de financiamento aponta que a Agência está no caminho certo. Desde o início do Movimento pela Inovação já financiamos R$ 58,4 milhões para projetos inovadores. Antes dos eventos, esse montante era de R$ 13,1 milhões desembolsados”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

Entre outros destaques, 53% dos entrevistados consideram seu negócio inovador e outros 28% muito inovador. E 75% consideram inovação qualquer tipo de inovação aplicada no negócio, contra 10% que acreditam que inovação trata-se apenas de um produto revolucionário. Quanto ao objetivo dos investimentos em inovação, a maior parte, 41%, deseja investir para ganhar novos mercados, enquanto aumentar a competitividade responde por 23%, aumentar o faturamento e a rentabilidade representam 22% e 15%, respectivamente.

O Movimento pela Inovação

Lançado em 2015, o Movimento pela Inovação é uma iniciativa da Desenvolve SP para incentivar o investimento em inovação pelas PME’s no estado de São Paulo. A ação conta com a parceria de importantes entidades de fomento a inovação e tecnologia, o objetivo é encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para que o conhecimento científico seja transformado em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País. Nesse sentido a Desenvolve SP vem realizando eventos nos principais Parques Tecnológicos do Estado.

Desde o início do projeto foram realizados 19 encontros, em 13 cidades: Araçatuba, Botucatu, Campinas, Guarulhos, Marilia, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Sorocaba.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

SEGS SEO LINK

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::