Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Componentes Danfoss garantem maior eficiência na climatização de shopping em Manaus

  • Escrito por  Bárbara Capolete – Press à Porter Gestão de Imagem
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Inaugurado em novembro de 2014, o Sumaúma Park Shopping é o primeiro shopping construído na Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. Localizado próximo à primeira Unidade de Conservação do Amazonas - Parque Estadual Sumaúma - o centro de compras faz parte do Grupo DB, que representa a maior rede varejista de hipermercados e supermercados da região Norte do país. O Sumaúma Park Shopping tem mais de 137 mil m² de área total construída, além de 45,5 mil m² de área locável e cerca de 2.000 vagas de estacionamento. Com quatro pavimentos, o empreendimento tem mais de 200 lojas de diversos segmentos.

Situado em uma cidade com temperatura extremamente elevada, o Sumaúma contou com o projetista Thermo Consultoria para definir um sistema de ar condicionado que proporcionasse conforto térmico aos lojistas, ao público e demais ocupantes. Foram elaborados vários estudos técnico-econômicos comparando custos iniciais e operacionais de diversos sistemas disponíveis no mercado para fornecer a solução mais adequada em termos técnicos, econômicos, financeiros, estratégicos e ecológicos. Dessa forma, o sistema de expansão indireta com condensação a água foi o escolhido e implantado no Sumaúma.

Como o shopping tem uma grande quantidade de consumidores de água gelada, isto é, os condicionadores de ar dos lojistas e do próprio shopping, o projetista adotou as válvulas de balanceamento e controle AB-QM da Danfoss. As válvulas AB-QM proporcionam o balanceamento adequado das vazões de água gelada em todos os pontos críticos do sistema. “É uma solução moderna e eficiente, se comparada aos sistemas de balanceamento convencionais realizados de forma manual por meio das válvulas borboleta, globo ou esfera. Os valores de vazão do projeto são obtidos de forma adequada e precisa, umas das premissas básicas ditadas no projeto”, explica o engenheiro mecânico Luiz Antonio de Oliveira Ferreira, sócio-diretor da Thermo Consultoria.

Além disso, a utilização das válvulas AB-QM da Danfoss reduzem o trabalho de balanceamento em comparação com sistemas convencionais, pois poupam o tempo na execução deste serviço. A solução da Danfoss é mais eficiente exatamente pela diminuição do tempo de execução e consequentemente o custo do balanceamento.

A instaladora Newset escolheu trabalhar com a Danfoss neste empreendimento em função da alta confiabilidade e da tecnologia empregada nas válvulas AB-QM. “Os diferenciais das válvulas de balanceamento independentes de pressão da Danfoss são a facilidade de balanceamento, a eficiência do controle de vazão constante nos pontos de consumo (lojas), além da possibilidade de motorização para controle de temperatura dos fancoils que atendem as lojas”, acrescenta o engenheiro Wellington Moreira, diretor da Newset Engenharia.

Painéis elétricos dotados de conversores de frequência Danfoss

Além do fornecimento das válvulas de balanceamento e controle AB-QM, os conversores de frequência da linha VLT® HVAC Basic Drive FC 101 da Danfoss estão aplicados em 38 painéis de automação SAUTER instalados na Central de Água Gelada (CAG), em ventiladores, fancoils e fancoletes.

“A qualidade dos produtos Danfoss sempre foi um diferencial. Nunca tivemos nenhum problema com parametrização, configuração, controle ou a interface com a automação da SAUTER quando utilizamos os conversores de frequência da Danfoss. Justamente por isso, a Danfoss foi nossa primeira escolha. Além do mais, o suporte técnico oferecido pela Danfoss faz com que estejamos tranquilos caso tenhamos alguma dúvida em campo”, avalia Felipe Altafim, coordenador especialista em BMS da VL Indústria e SAUTER.

Destaques do Ano Smacna Brasil 2014 – O Sumaúma Park Shopping foi um dos sete empreendimentos premiados na 22ª edição do evento anual de premiação “Destaques do Ano Smacna Brasil 2014”, organizado pela associação Smacna em conjunto com a ABRAVA, e que reconhece empreendedores, integradores e fornecedores envolvidos e/ou responsáveis pelas obras, todas com certificação LEED. No evento deste ano, a Danfoss foi homenageada pelo fornecimento das válvulas de balanceamentos e controle do shopping, além dos conversores de frequência, em outras três obras premiadas, onde foram usados componentes de aquecimento e controle da empresa.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias que permitem ao mundo de amanhã fazer mais com menos. Atendemos às necessidades crescentes por infraestrutura, cadeia de alimentos, eficiência energética e soluções adequadas para o clima. Os nossos produtos e serviços são utilizados em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e maquinário móbil. Também atuamos no segmento de energia renovável e em infraestrutura de aquecimento distrital para cidades e comunidades urbanas. A nossa engenharia inovadora começou em 1933 e hoje a Danfoss é líder mundial, empregando 24.000 funcionários e atendendo a clientes em mais de 100 países. Até hoje, somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Saiba mais sobre nós em www.danfoss.com.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.