Brasil, 30 de Setembro de 2016

CPFL Energia instala eletroposto no Shopping Iguatemi Campinas

• Escrito por  Wellington Bahnemann
  • Publicado em Demais

Ponto de recarregamento foi o primeiro instalado em um shopping na região metropolitana de Campinas e será o primeiro semi-público

A CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, firmou parceria com o Shopping Iguatemi Campinas para instalação de um eletroposto no estacionamento do estabelecimento comercial. O novo equipamento, que faz parte das ações do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, foi o primeiro a ser colocado em um shopping em Campinas, ampliando o número de pontos de recarregamento dos veículos elétricos na região.

Hoje, os usuários dos carros elétricos contam com quatro pontos de recarregamento em operação no âmbito do Programa de Mobilidade Elétrica. Três estão localizados em Campinas, um em frente à sede da CPFL, o segundo na área externa do posto de serviços da Bosch, no bairro Jardim do Trevo, e o terceiro no Centro de Convivência, no bairro do Cambuí. O quarto eletroposto foi instalado no Posto Graal 67, na Rodovia Anhanguera, na altura de Jundiaí (SP).

“Com o eletroposto do Iguatemi, provemos mais uma opção para que os usuários possam utilizar os veículos elétricos com conforto e segurança em Campinas e região”, diz o diretor de Estratégia e Inovação da CPFL Energia, Rafael Lazzaretti. A instalação do eletroposto do Shopping Iguatemi já foi concluída pela CPFL Serviços, com previsão de início de operação comercial a partir do próximo dia 25 de fevereiro.

O eletroposto instalado é do tipo semi-rápido, reabastecendo 80% da bateria em 1 hora e os 20% restantes em mais 1 hora. “A escolha do tipo do equipamento levou em conta as características do local. Como o eletroposto vai ser colocado em um estacionamento, o modelo semi-rápido é compatível com o tempo em que o veículo permanece estacionado enquanto o dono estiver no shopping”, explica Lazzaretti. O equipamento é compatível com os carros elétricos fabricados com plug tipo 2 (Mennekes), o que inclui as montadoras Renault, BYD e BMW, e pode abastecer dois veículos simultaneamente.

A instalação do eletroposto no Shopping Iguatemi permitirá que a empresa estude novos aspectos da mobilidade elétrica. Um deles é o impacto do recarregamento dos veículos em uma rede interna. Por se tratar de um ponto de carregamento semi-público, o equipamento não estará conectado na rede elétrica externa, e sim na rede do shopping, diretamente atrelada à medição do consumo do local.

Outro objetivo com o projeto é o de disseminar a cultura da mobilidade elétrica no País, permitindo que a população tenha conhecimento de uma tecnologia que vem ganhando mais espaço ao redor do mundo. O recarregamento no novo eletroposto será gratuito enquanto não for definido um modelo de cobrança e de tarifas para o tema no Brasill. A CPFL Energia arcará com os custos do equipamento e instalação, enquanto o Shopping Iguatemi irá assumir o consumo de energia.

Para usar o eletroposto, os usuários precisarão efetuar um cadastro prévio junto à equipe do Programa de Mobilidade Elétrica pelo e-mail , informando nome, telefone, modelo e placa do carro. Um cartão para ser usado no equipamento poderá ser retirado na sede da CPFL, na Rodovia Engenheiro Miguel Noel Burnier, nº 1755, no Parque São Quirino.

Por estar dentro do estacionamento do Shopping Iguatemi, os usuários só poderão recarregar os seus veículos elétricos no local durante o horário de funcionamento do estabelecimento comercial. O shopping fica aberto de segunda a sábado das 10h às 22h e domingo e feriados das 12h às 22h.

Atualmente, o Programa de Mobilidade Elétrica conta com oito eletropostos em operação. Além dos quatro públicos citados anteriormente, outros quatro privados estão em operação, sendo dois usados pela CPFL, um pela 3M e um pela Natura, que são empresas parceiras do projeto. Recentemente, a CPFL Energia firmou um acordo para a instalação de um novo eletroposto público dentro da Unicamp, que deve entrar em operação em abril.

P&D em mobilidade elétrica

A nova parceria com o Shopping Iguatemi faz parte do Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia, um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que estuda os impactos da utilização dos veículos elétricos financiado com recursos do programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A pesquisa, iniciada em 2013, receberá até R$ 21,2 milhões em investimentos até 2018, ano de sua conclusão.

Atualmente, o projeto encontra-se na sua segunda fase. A expectativa nesta etapa é ampliar a frota de veículos elétricos objetos de estudo de seis para até 15 carros e aumentar o número de eletropostos em operação de quatro para até 25, entre públicos, privados e semi-públicos – hoje, são oito eletropostos em funcionamento. Os pontos de recarregamento serão colocados em locais como shoppings centers, postos de serviços e na prefeitura.

Entre os temas que estão sendo estudados estão o impacto na rede elétrica e no planejamento da expansão do sistema, uso dos veículos elétricos como fonte de geração distribuída, os aprimoramentos regulatórios e legais, o ciclo de vida e reaproveitamento das baterias, estudo de tarifas e cobrança, a proposição de um modelo de negócios para a mobilidade elétrica no Brasil, além de outras questões relacionadas.

Na primeira fase da pesquisa, foi possível concluir que os veículos elétricos são uma excelente opção para as pessoas que buscam economia. Os dados levantados pelo projeto mostram que o valor do quilômetro rodado de um automóvel a combustão é de aproximadamente R$ 0,28, ao passo que esse custo no veículo elétrico é de R$ 0,10, ou seja, quase um terço dos gastos com carro convencional.

Outra conclusão da primeira fase é de que a expansão dos veículos elétricos teria impacto pequeno na demanda por energia. As projeções iniciais da CPFL Energia apontam que o uso desta tecnologia ampliaria o consumo de energia entre 0,6% e 1,7% no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2030, quando as previsões indicam que a frota de carros elétricos pode alcançar entre 5 milhões e 13,3 milhões de unidades.

O projeto conta, atualmente, com a parceria institucional do CPqD, da Unicamp, da Daimon, da portuguesa CEiiA, da Renault, da Natura, da 3M, da Rede Graal, do Instituto CCR, da ABB, da Prefeitura de Campinas, da BYD e do Shopping Iguatemi.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 103 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização, serviços e telecomunicações. É líder no mercado de distribuição, com 13% de participação, totalizando mais de 7,5 milhões de clientes nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná.

Na comercialização, é um dos líderes no mercado livre, com uma participação de mercado de 11% na venda para consumidores finais entre as comercializadoras. É um dos líderes na comercialização de energia incentivada para clientes livres.

Na geração, é o segundo maior agente privado do país, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis. A CPFL Geração conta com 2.248 MW de potência instalada, considerando sua participação equivalente em cada um dos ativos de geração. Em 2011 criou a CPFL Renováveis, com ativos como PCHs, parques eólicos, termelétricas a biomassa e a usina solar Tanquinho, pioneira no Estado de São Paulo, e uma das maiores do Brasil. Adicionando a participação equivalente na CPFL Renováveis, a capacidade instalada total do Grupo CPFL atingiu 3.127 MW no final do terceiro trimestre de 2015. O grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os 15 maiores investidores brasileiros.

A CPFL Energia tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além participar do Índice Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets e do Morgan Stanley Capital International Global Sustainability Index (MSCI). Pelo 11º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish