Brasil, 23 de Janeiro de 2017

PAULUS Editora apresenta "Panorama das filosofias do século XX"

Livro traz o contexto histórico-cultural sob a abordagem dos principais filósofos do século XX

Nenhuma filosofia é definitiva, porque a própria vida não é definitiva.

O século XX caracterizou-se como o século dos extremos. Por um lado, guerras mundiais, nazismo e fascismo, explosão mortal de bombas atômicas etc; por outro, avanços significativos no campo cultural e sociopolítico. A obra Panorama das filosofias do século XX, de Urbano Zilles, apresenta abordagens de filósofos consagrados e suas principais ideias dentro de um contexto histórico cultural, em uma linguagem que une ciência e cultura.

A obra considera alguns aspectos importantes do contexto histórico-cultural do século XX e traz uma provocação com o questionamento: quais são os grandes problemas filosóficos do período? O autor afirma que as filosofias da época podem ser consideradas sob o aspecto do pensamento restaurador – neotomismo, neokantismo, neoidealismo, neopositivismo, neomarxismo, neoutilitarismo –, ou do pensamento novo.
Por meio de uma linguagem acessível, o livro é destinado a quem pretende conhecer a pluralidade de problemas e perspectivas na filosofia. Com a leitura é possível conhecer a origem da filosofia e as contribuições que os grandes filósofos oferecem, por meio de reflexões críticas, para o bem-estar da humanidade.

Urbano Zilles (1937), natural de Nova Petrópolis (RS), doutorou-se em Teologia (1969) pela Universidade de Munster (Alemanha). Professor de Teologia e Filosofia na PUC-RS (desde 1969), onde também foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, de 1988 a 2004. Recebeu o prêmio de Pesquisa Destaque 2002 do governo do estado do Rio Grande do Sul, na área de Ciências Humanas e Sociais. É membro da Academia Brasileira de Filosofia.

Título: Panorama das filosofias do século XX
Autor: Urbano Zilles