Brasil, 29 de Setembro de 2016

Exportações brasileiras de café batem recorde em 2015

Informe Estatístico do Café do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - Mapa de dezembro de 2015 aponta 37,1 milhões de sacas de café vendidas ao exterior
O Informe Estatístico do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, na edição do mês de dezembro de 2015, apresenta um balanço do desempenho da cafeicultura brasileira nesse ano. Segundo o Mapa, as exportações brasileiras de café em 2015 foram de 37,12 milhões de sacas de 60 kg. Desse total, a quantidade de café verde foi de 33,41 milhões de sacas de 60 kg; de café solúvel, 3,38 milhões de sacas; e de torrado e moído, 33,31 mil sacas. Nos anos de 2013 e 2014 foram exportadas 32,01 e 36,73 milhões de sacas, respectivamente.

Com base nos números da Organização Internacional do Café – OIC divulgados no “Coffee Market Report – December 2015”, a participação do café brasileiro em relação à produção mundial foi de aproximadamente 30% em 2015. Em relação ao ranking das exportações, em termos de geração de divisas na balança comercial, o Informe Estatístico demonstra que o café ficou em quinto lugar com US$ 6,15 bi, correspondendo a 7% das exportações do agronegócio nacional. Os principais produtos exportados em 2015 foram: complexo soja (US$ 27,95 bi), carnes (US$ 14,72 bi), produtos florestais (US$ 10,33 bi), complexo sucroalcooleiro (US$ 8,53 bi), entre outros, que geraram US$ 88,22 bilhões.

Para ler a matéria na íntegra, acesse os sites da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.

Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Contatos: / 61 3448-4010