Brasil, 28 de Setembro de 2016

Após inaugurar primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio CVV lança novo site

Às vésperas de completar 54 anos de atividades gratuitas e voluntárias de prevenção do suicídio e apoio emocional, o CVV renova seu website para dar mais agilidade ao acesso de quem busca ajuda e facilitar a colaboração dos simpatizantes da organização.

O CVV é uma organização sem finas lucrativos com mais de 70 sedes em todo o país e atendimento gratuito por telefone (141), chat, e-mail, Skype e pessoalmente. O site é a forma de acesso para o chat, e-mail e Skype e concentra os endereços e horários para o atendimento pessoal. “Organizamos o site de maneira com que essas informações fiquem mais fáceis de serem vistas e rapidamente acessadas”, Adriana Rizzo, voluntária do CVV há 18 anos. “Algumas vezes, quem busca o site do CVV tem muita pressa e cada segundo pode fazer a diferença.”

O novo ambiente eletrônico ainda dá destaque às formas das pessoas se tornarem voluntárias do CVV e colaborarem financeiramente ou com serviços à entidade. Adriana comenta que são cerca de 2.000 voluntários que fazem os atendimentos em todo o Brasil e há uma necessidade constante de se selecionar e capacitar novos voluntários. “Se os atendimentos crescerem, precisamos de mais gente e, paralelamente, por ser uma atividade voluntária e que exige comprometimento semanal, a rotatividade acaba se tornando uma dificuldade extra.”

Em relação às colaborações financeiras, a voluntária comenta que o CVV tradicionalmente é tímido para pedir ajuda, mas depende exclusivamente do esforço dos próprios voluntários e doações de pessoas físicas e jurídicas para se manter. “Sabemos que muitas pessoas têm simpatia pelo nosso trabalho e contribuiriam tranquilamente se soubessem como”, comenta. “Mesmo sem a facilidade do meio internet para doações já somos procurados espontaneamente por pessoas interessadas em colaborar, como por exemplo a doação de direitos autorais de livros. Esperamos que, a partir de agora, tenhamos recursos para crescer ainda mais, oferecendo novos meios de contato, difusão e voluntariado.”

Telefone 188 – principal marco de 2015
O ano de 2015 foi marcado por uma importante conquista para o CVV, o lançamento do 188, o primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio. No ar desde setembro, o número é uma concessão do Ministério da Saúde e está em fase de testes no estado do Rio Grande do Sul para poder ser ampliado às demais regiões do país.

“O 188 foi um fator importante para o crescimento no nosso atendimento no último ano”, afirma Adriana Rizzo. Segundo ela, somente nos quatro últimos meses do ano o 188 atendeu mais de 24.500 ligações, tendo um aumento superior a 70% em comparação com os meses anteriores ao 188, quando ainda se usava o 141 no estado. “As pessoas precisam e querem conversar, desabafar, pedir ajuda”, comenta a voluntária. “Infelizmente nem todos têm acesso a recursos como o CVV, sabem de sua existência e, ainda pior, nem sabem que precisam de ajuda.” Com a gratuidade na ligação, inclusive de celular, as pessoas que queriam utilizar o serviço, mas temiam pelo custo da ligação, passaram a ter acesso ao apoio oferecido.

Sobre o CVV
O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail. Desde setembro de 2015 realiza o atendimento pelo telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, nesse primeiro momento exclusivamente no estado do RS.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e participou da força tarefa que elaborou a Política Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish