Brasil, 26 de Setembro de 2016

De mochila pelo Nordeste

Para quem planeja viajar, escolher o destino é a parte mais difícil. Tantos lugares no mundo para conhecer... Praia, campo, cidade... Para começar a jornada, com minha mochila nas costas, decidi caminhar por onde tivesse condições de pagar, sem ter que desembolsar uma fortuna só pela passagem. Brasil. Porque correr para o mundo lá fora se o meu país é um mundo sozinho ele mesmo? Mesmo decidindo o país, ainda tinha muitas escolhas para fazer. Que estado? Que paisagem? De ônibus ou de avião?

Para quem quer passar por toda a experiência de viajar pelo mundo, o ritual de embarcar num avião é imprescindível. Assim, escolhi o Nordeste e suas praias paradisíacas, de água cristalina e pequenas cidades turísticas. Lembrei de uma vez, quando entrei num site de viagens e li sobre uma praia, no litoral do Rio Grande do Norte, que tinha a sua própria igreja de surfistas.

Pipa, a cidade turística de Tibau do Sul, próxima da capital Natal. O avião seria necessário, mas não seria uma fortuna. Lembrei também de quando criei o cartão de crédito, e me informaram que poderia acumular pontos que poderiam ser transferidos para programas de fidelidade de companhias aéreas. Para minha surpresa, meus pontos acumulados eram mais do que o suficiente para comprar a passagem, e ainda sobrava bastante.

Me inscrevi em um dos vários programas de fidelidade, o da companhia aérea que cobrava a passagem mais barata, e consegui marcar a viagem para o verão, com bastante antecedência, sem gastar um centavo. Peguei um ônibus saindo da rodoviária até a Praia de Pipa, que não custou muito.

O saldo da minha foi de quase R$0,00 desembolsado, pois consegui vender o restante das minhas milhas e me hospedar numa pousada com o dinheiro da venda, já que ela não estava entre as opções disponíveis pelo programa de fidelidade.

Quer uma dica de uma mochileira? Acumule pontos em programas de fidelidade, seja viajando ou usando o cartão de crédito. Para quem quer visitar o mundo sem gastar uma fortuna, esses pontos podem ser a saída para economizar e ainda lucrar.

Fui à Praia dos Golfinhos, que ficam pulando no horizonte e a única passagem desaparece quando a maré sobe, à Praia do Amor, onde os casais ficam abraçadinhos vendo as ondas morrerem, à Praia do Madeiro, que tem um único acesso por uma linda trilha na encosta...

Ah, e a igreja dos surfistas? Ela existe mesmo, logo na praça central de Pipa. A cidade fica lotada de turistas durante o verão, e quase metade deles são surfistas. Entre várias lojinhas de lembrancinhas, uma casa com a entrada de vidro... E uma prancha como púlpito.

Sigo na minha jornada, carregando uma mochila cheia de histórias. Quem sabe onde vou parar na próxima?

Mochileira de Marte

SEGS NO SEU IDIOMA::