Brasil, 1 de Outubro de 2016

ADM anuncia projeto de mordernização de seu terminal no porto de santos

• Escrito por  GPCOM Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais

Novo terminal contará com equipamentos de última geração, que reduzirão a emissão de particulados de grãos vegetais em até 80% na operação de carregamento dos navios, e deverá ser referência na área de logística de portos

A ADM do Brasil (Archer Daniels Midland), uma das maiores empresas do agronegócio no Brasil, anuncia o início da modernização do seu terminal graneleiro, instalado no Porto de Santos (SP), que terá sua capacidade de armazenamento e manuseio de grãos ampliada dos atuais 6 milhões para 8 milhões de toneladas/ano. Será construído um novo armazém com tecnologias que são referência internacional em sustentabilidade e que trazem os melhores sistemas de controle ambiental, os quais permitirão reduzir em até 80% a emissão de poluentes derivados de particulados vegetais. Também serão modernizados outros dois armazéns, ampliando a capacidade de armazenagem total e a eficiência operacional.

“A modernização do terminal, orçada em R$ 278 milhões, será um dos principais investimentos da ADM no Brasil em 2016, com conclusão prevista para meados do próximo ano. Os benefícios dos novos equipamentos serão sentidos não só pela empresa, mas também pela população de Santos, em especial, os moradores da Ponta da Praia, que residem mais próximos ao porto”, afirma Eduardo Rodrigues, diretor nacional de Portos e Logística da ADM no Brasil.

Ele destaca que a cidade de Santos tem uma situação sem similar no mundo, de proximidade do porto e dos terminais graneleiros com as áreas residenciais. “Isso nos levou a buscar a tecnologia considerada mais avançada no mundo em termos de controle ambiental e utilizada nas operações de cimento, um dos produtos mais difíceis de gerenciar em termos de emissão de particulados”, conta Rodrigues.

Para isso, a ADM realizou inúmeras pesquisas e consultas junto às melhores empresas mundiais da área, a fim de que o projeto contemplasse aquilo que, comprovadamente, há de mais eficiente em sistemas de captação de pó, transportadores de correias enclausurados e sistema de carregamento do shiploader. Os novos shiploaders possuem sistema de queda em cascata e sensores para contato permanente com o produto, do início ao fim do embarque, evitando que se formem nuvens de particulados quando é feito o carregamento dos grãos nos navios. Embora a legislação no País não estabeleça a exigência deste tipo de emissão de fonte fixa, a ADM investiu nesta tecnologia por seu compromisso com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população do entorno de suas unidades operacionais.

Outros equipamentos são as esteiras totalmente vedadas para o transporte de grãos das moegas até o armazém, e também do armazém até os shiploaders. Será instalada ainda uma moega supressora de pó no armazém 39, com o objetivo de manter os particulados em seu interior, por meio da força centrípeta. “Os dois outros armazéns da ADM no Porto de Santos receberão investimentos como correias blindadas, portas automáticas e vedamento adequado do lanternim, além de filtros pontuais”, acrescenta Rodrigues.

A ADM promoverá também melhorias no pátio interno da companhia, com a concretagem do piso e a instalação de uma série de “tartarugas” para chacoalhar os caminhões após a descarga. Desse modo, grãos remanescentes cairão dentro das dependências da ADM – e não mais nas vias públicas – e serão recolhidos posteriormente, quando os caminhões deixam a empresa.

O diretor da ADM destaca que a cidade de Santos é um dos polos mais importantes de atuação da companhia, e o terminal instalado no porto da cidade é o elo final da cadeia de valor da empresa, que começa nas fazendas no interior do Brasil, passa pelas fábricas, por toda a logística interna até chegar ao Porto de Santos, de onde exporta para todo o mundo.

Sobre a ADM no Brasil

A ADM é uma das maiores empresas do agronegócio no Brasil. Com mais de 4.700 colaboradores, a companhia processa soja em quatro plantas e comercializa as marcas de óleo de soja Concórdia e Corcovado. A companhia opera a maior planta de biodiesel do país, uma planta de processamento de cacau, uma unidade de processamento de cana de açúcar para produzir etanol e mais de 40 silos em todo o País. Além disso, está construindo um complexo de produção de proteínas de soja próximo a sua planta de processamento já existente em Campo Grande (MT).

Sobre a ADM

Por mais de um século, as pessoas da Archer Daniels Midland Company (NYSE: ADM) tem transformado culturas agrícolas em produtos que atendem as necessidades vitais de um mundo em crescimento. Hoje, somos um dos maiores processadores agrícolas e fornecedores de ingredientes alimentares, com mais de 33.000 empregados, atendendo a clientes em mais de 140 países. Com uma cadeia de valor global que inclui mais de 460 unidades de compras de culturas agrícolas, 300 instalações de processamento de ingredientes, 40 centros de inovação e uma rede de transporte de cultivo de primeiro nível mundial, nós conectamos as colheitas aos lares, produzindo produtos para alimentação, ração animal, uso químico e energia. Saiba mais em www.adm.com.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish