Brasil, 26 de Setembro de 2016

Impacto do turismo nas cidades brasileiras

As regiões Nordeste e Sudeste são as que mais se destacam nesse setor, segundo levantamento da Geofusion

Famoso por sua diversidade cultural, recursos naturais e belas paisagens, o Brasil conta com um mercado de turismo significativo. É um fluxo de 273 milhões de turistas* ao ano, seja em viagens a lazer ou a negócios. Buscando entender o perfil dos municípios neste setor e como esta movimentação pode contribuir para a economia, a Geofusion, empresa especializada em Inteligência Geográfica de Mercado, produziu um modelo estatístico que permite prever o fluxo turístico anual das 5.570 cidades brasileiras, com base nos dados do Ministério do Trabalho e do IBGE.

Apesar do grande volume de pessoas circulando pelo País, 82% dos municípios têm baixo potencial para o turismo, considerando o número de visitantes recebidos e a presença de atrativos como praias, reservas ambientais e atividades ligadas ao patrimônio cultural. Desta forma, o Brasil conta com apenas 975 cidades de potencial turístico significativo, sendo que a maior parte se concentra nas regiões Sudeste (38%) e Nordeste (28%), sobressaindo-se principalmente os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, que juntos concentram 50% do fluxo.

Os 10 estados com mais turistas acumulam cerca de 80% do fluxo do Brasil

Percentual de participação com relação ao total de turistas

O impacto gerado pela movimentação destas pessoas tem influência em diversos setores da economia. Isso porque cerca de 70% dos municípios recebem um volume de visitantes superior ou igual à população residente. Em 65 cidades ultrapassam em mais de 10 vezes o número de moradores. O grande destaque é Rio Quente (GO) que, anualmente, concentra 300 vezes mais pessoas que a quantidade de habitantes.

O efeito do volume de visitantes comparado ao de residentes aumenta especialmente em municípios caracterizados pelo turismo de lazer. Em média, é quase 500% maior que o total de habitantes. Enquanto os que viajam para negócios ultrapassam a população local em apenas 17%.

Outro dado que fica em evidência no levantamento, quando se fala em turismo de lazer, são as regiões litorâneas, pois representam um total de 60% dos locais visitados, recebendo em média 47 milhões de pessoas ao ano, o que equivale a 64% dos que viajam com este intuito. Praia Grande (SP) se destaca por ser a cidade que concentra mais pessoas: 2,4 milhões.

No entanto, é nos municípios onde prevalece o turismo de negócios que estão os maiores fluxos do País: 155 milhões de pessoas circulam nessas cidades anualmente, um volume mais de duas vezes maior que o das cidades que se destacam pelo lazer. O estudo da Geofusion aponta que as viagens de negócios abrangem cerca de 60% dos municípios brasileiros. A região Sudeste recebe quase 50% deste fluxo, sendo que só os Estados de São Paulo e Minas Gerais somam 34% deste potencial. A líder da categoria é a capital paulista, com 14,5 milhões viajantes.

uma pessoa pode ser contabilizada mais de uma vez como turista, se realizar

Sobre a Geofusion

Há 20 anos no mercado, a Geofusion – investida pela Intel Capital e DGF Investimentos – é a maior empresa de Inteligência Geográfica de Mercado do Brasil. Por meio da sua plataforma tecnológica web de Geomarketing, o OnMaps, a empresa apoia seus clientes em áreas como planejamento estratégico, expansão, marketing, inteligência de mercado, vendas e gestão de negócios.

A Geofusion faz parte do ranking das 200 Pequenas e Médias Empresas que Mais Crescem no Brasil, organizado pela revista Exame PME em 2015.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish