Brasil, 29 de Setembro de 2016

Compromisso com o meio ambiente: dicas para aumentar a produtividade de maneira sustentável

O crescimento da população mundial é uma preocupação constante para o setor de produção e distribuição de alimentos. Os recursos naturais do planeta são limitados e para alcançar esse objetivo, os produtores precisam de alternativas para propiciar o aumento da produção, com boas práticas agrícolas.

degradação do solo; gasto excessivo de água; e uso de defensivos que colocam em risco tanto a vida do consumidor quanto a do produtor rural são os pontos de maior crítica e questionamento no que se refere à sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

Para Carlos Sanches, gerente agronômico da Netafim, há pequenas ações que podem auxiliar este processo produtivo. “Hoje o agronegócio pensa muito em produzir mais com menos, e com a qualidade garantida. E isso é possível e os produtores estão trabalhando nisso”, declara. Confira algumas dicas que auxiliam neste processo do campo!

Manejo

Fazendo a manutenção e a vistoria regular da cultura é possível identificar as necessidades do cultivo. Carências ou excessos que podem comprometer não somente os resultados na colheita, mas como o ambiente em que se encontra. Deficiências nutricionais no solo, alta infestação de pragas e aplicação excessiva de água são exemplos de como uma má gestão da cultura pode influenciar de forma negativa no meio ambiente.

Irrigação

A água é essencial para a vida das plantas. Para sobreviver, elas necessitam de água bem como de nutrientes que são absorvidos do solo pelas raízes. Sua composição de 90% água é transportada por toda a planta, quase continuamente, para manter seus processos vitais. “A irrigação por gotejamento, por exemplo, garante uma eficiência de 95% e redução no consumo de água até 60%. Além disso, por meio da fertirrigação é possível levar além da água, insumos diretamente na raiz da planta, tudo em quantidade certa para a cultura, aumentando a produtividade da lavoura".

Certificação

A certificação nos produtos cultivados é o termo de compromisso do produtor com o meio ambiente. Como é o caso do selo RTRS na soja. Atendendo os padrões da Associação Internacional de Soja Sustentável, o produtor gera benefícios não somente econômicos, mas sociais, administrativos e principalmente ambientais. Com ele é possível obter uma melhoria no solo, uma melhor gestão de resíduos, a manutenção da biodiversidade e a redução do impacto sobre a saúde do meio ambiente.

Controle biológico

Para o controle de pragas, os biológicos são as melhores opções no que diz respeito ao impacto causado na natureza. Por esse motivo, as empresas agroquímicas buscam e investem em alternativas mais sustentáveis. Estes produtos têm que ser recomendados por um profissional qualificado. Consulte um engenheiro agrônomo.

Tecnologias

A busca por novas ferramentas para um melhor manejo precisa ser constante. Tecnologias que auxiliam e facilitam o manejo da cultura são sempre bem vindas. Elas permitem um cultivo com mais precisão e com mais comodidade ao produtor, permitindo até o monitoramento à distância. A precisão garante que não haja falta nem excessos na agricultura, consequentemente refletindo de forma positiva no meio ambiente.

Sobre a Netafim

Fundada há mais de 50 anos e com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Netafim oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio 15 unidades produtivas, milhares de distribuidores e mais de 4.000 funcionários. No Brasil são três unidades: Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP e em Cabo de Santo Agostinho/PE. O portfólio de produtos inclui sistemas completos de irrigação por gotejamento, microaspersão, controle e monitoramento automatizados, dentre outras.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish