Brasil, 30 de Setembro de 2016

Hotel Toriba e AMECampos realizam lançamento oficial das “Meninas Cantoras de Campos do Jordão”

A AMECampos-Associação dos Amigos de Campos do Jordão realiza no próximo sábado, 24 de setembro, às 19 horas, na Sala da Lareira do Hotel Toriba, o lançamento oficial do coro Meninas Cantoras de Campos do Jordão.

O projeto foi criado não apenas com objetivos sociais, mas também para se tornar um atrativo turístico e um divulgador da estância turística de Campos do Jordão.

O coro conta com 17 meninas, com idades entre 11 e 16 anos, que estudam em escolas públicas e privadas de Campos do Jordão.

As atividades de seleção e preparação começaram já há três meses. Nesse período, o grupo vem tendo encontros semanais para aulas de teoria musical, solfejo, técnica vocal e fonética e ensaios para criação de repertório – que acontecem nas dependências da AMECampos.

O trabalho tem direção artística da Mezzo Soprano Mere Oliveira – cantora de grande prestígio na cena musical, com grande experiência também como gestora, junto a organizações como a Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e o Ópera Studio do Vale, projeto que criou há dois anos em Taubaté.

Mere Oliveira que ministra as aulas de técnica vocal e fonética e atua como regente das Meninas Cantoras de Campos. As aulas de teoria musical e solfejo são ministradas pelo professor Fábio Fagundes, que atua também como pianista.

Uníssono, timbrado e afinado

Segundo Mere Oliveira, tem sido notável o desenvolvimento do grupo, e boa parte das meninas a têm surpreendido, pela beleza e qualidade do timbre, pela aplicação, pela contribuição ao trabalho coletivo.

Ela diz que, embora somente duas ou três das meninas tivessem alguma iniciação musical, e mesmo assim sem conhecimento de teoria, hoje todas elas já conseguem “cantar em uníssono, timbrado e afinado”. E, mais importante, já começam a vincular o que estão cantando com a teoria musical.

As 17 meninas estão divididas em três diferentes naipes – sopranos 1 e 2 e mezzo sopranos. A proposta, diz Mere, é neste momento a de fortalecer o centro vocal, torná-lo mais flexível, para que mais à frente elas possam ir com tranquilidade dos graves aos agudos, equalizando a tessitura vocal.

A caminho de repertório mais desafiador

No evento de lançamento do grupo, no sábado 24 de Setembro, as Meninas Cantoras de Campos vão fazer um pequeno programa musical, com cânones sacros e seculares de apelo popular, canções africanas, um maracatu, a bossa-nova “Samba de uma nota só” e ainda uma obra erudita – Pie Jesu, de John Rutter –, uma ária com acompanhamento coral.

Este, porém, será só um começo, um aperitivo do que as Meninas Cantoras terão a apresentar muito em breve. Com o rápido fortalecimento do grupo, pouco a pouco elas vão começar a se aventurar em peças de um repertório mais desafiador. O resultado será mostrado na primeira apresentação pública do grupo, em concerto a ser realizado em Novembro – em data e local ainda não confirmados.

O coro Meninas Cantoras de Campos do Jordão tem como patrocinador-máster o Hotel Toriba e como padrinhos, as seguintes empresas: Boulevard Genève, Escola Profª Dora Lygia, Grupo Confiance Hotéis, Pousada das Hortênsias e Restaurante Matterhorn.

Serviço

O evento de lançamento do coral será no sábado, 24 de Setembro, às 19 horas, no Hotel Toriba (Av. Ernesto Diederichsen 2962 - Campos do Jordão - SP).

Informações pelo telefone (12) 3662-2611

SEGS NO SEU IDIOMA::