Brasil, 1 de Outubro de 2016

Cinco anos no Brasil: ACO faz gestão e drenagem de água

Você não sabia o que era ACO. Agora você sabe.

Líder global em tecnologia para gestão de sistemas hídricos, a ACO produz soluções para drenagem profissional, tratamento econômico, retenção e liberação controlada, e reutilização da água para engenharia civil, edificações e residências. O Grupo ACO está em 41 países e se prepara para inaugurar mais uma fábrica, agora na cidade de Jacareí – SP.

A sede brasileira da empresa é também a Central de Operações e Abastecimento de toda a América do Sul. Há 70 anos a tecnologia ACO vem sendo lapidada em produtos patenteados, fabricados em concreto polímero exclusivo, composto de agregados minerais e resinas especiais, que resultam em matéria prima de baixa rugosidade e altíssima resistência mecânica e química. O know-how da ACO contribui em todas as etapas do desenvolvimento de projetos, fornecendo sistemas que ajudam a prevenir consequências de eventos climáticos extremos. No Brasil, a empresa atua nos segmentos de drenagem interna e externa.

A área de negócios com foco em obras de infraestrutura, rodovias, portos e aeroportos é ACO Drain, gama de produtos com mais de cem mil metros lineares de canais de drenagem externa instalados em obras brasileiras, além de separadores de água e óleo, que impactam diariamente uma imensa parcela da população. Essas soluções garantem não só a viabilidade, mas a longevidade e manutenção segura de obras como o túnel do Anhangabaú (SP), aeroportos de São Gonçalo do Amarante (RN), Galeão (RJ) e Viracopos (SP), nos estádios que sediaram a Copa do Mundo em 2014 como o Maracanã (RJ), o Castelão (CE), entre outros e as rodovias Dom Pedro, Imigrantes e Cônego Domênico (SP), rodovia Freeway (RS), porto de São Sebastião (SP), o autódromo de Interlagos e o circuito Indy 300 (SP), além de indústrias, postos de combustíveis e obras residenciais em todo o país.

Logo no início de 2016 a empresa inaugurou sua atuação no segmento de drenagem interna. Os produtos ACO Building Drainage são desenvolvidos a partir de tecnologia exclusiva, voltada para promover a drenagem higiênica com ralos e canais de drenagem, além de separadores de gordura para aplicação em cozinhas profissionais e indústrias de alimentos e bebidas. São sistemas de drenagem fabricados em aço inox e separadores de gordura com design exclusivo, que garantem excelente custo-benefício de limpeza e manutenção em ambientes que exijam alto nível de salubridade. A filosofia que guia a ACO internamente e define seu compromisso de pensar e desenvolver melhorias que atinjam toda cadeia de consumo é definida por duas palavras: Hygiene First, que significa higiene em primeiro lugar. Em todo o mundo, o desenvolvimento de tecnologia é voltado para contribuir na redução dos riscos de contaminação de alimentos e otimizar os custos operacionais e de limpeza. A ideia é desenvolver cada vez mais a inteligência dentro dos projetos, para que a manutenção das instalações seja eficiente e fácil.

Sustentabilidade sob pilares: captar, tratar, reter e direcionar

A demanda por água deve crescer 55% até 2050, segundo a Unesco. Mais de 6 bilhões de pessoas viverão em áreas urbanas, de acordo com as projeções do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos, divulgado em 2015. Todos os aspectos dessa evolução orientam para que projetos e obras sejam pensados sob aspectos práticos.

A tecnologia ACO serve para manter os ciclos de água limpa na indústria, agricultura, transporte e comércio, e proteger o meio ambiente. O Grupo produz soluções para a gestão de águas pluviais (vindas da chuva), água de superfície (depositada no pavimento), água industrial (utilizada em processos fabris) ou água residual (misturada com materiais como óleo, metais pesados, entre outros). Por isso, todos os produtos ACO são desenvolvidos sob quatro pilares:

Collect – coletar e conduzir: a água da superfície é recolhida rapidamente pelos sistemas de drenagem linear, compostos de canais de drenagem e seus acessórios, projetados para alta performance e para cumprir requisitos específicos de cada projeto.

Clean – tratar e processar: os sistemas evitam que resíduos ou partículas contaminantes sejam lançados na natureza. A ACO fabrica todos os tipos de separadores em concreto polímero e polietileno, com componentes projetados para cumprir rigorosamente os requisitos funcionais de cada projeto.

Hold – reter e armazenar: por meio de tecnologia exclusiva, os sistemas ACO garantem acondicionamento do líquido armazenado e permitem um controle absoluto do volume coletado, que pode ser hermeticamente guardado ou liberado gradualmente, dependendo da utilização necessária em cada projeto.

Release – destinar e reutilizar: a ACO oferece produtos que garantem a distribuição exata de volumes de água e que permitem uma destinação customizada e controlada da água.

Entenda:

Toda mudança climática afeta diretamente o Ciclo Natural da Água. Por isso é cada vez maior a preocupação em projetar assertivamente o volume de escoamento da água nos projetos, diminuindo o risco de inundações e contaminações. São essas medidas que contribuem para a redução da sobrecarga nas redes de drenagem e melhoram a qualidade da água utilizada pela população, de maneira geral.

ACO Brasil: soluções para drenagem e tecnologia em gestão hídrica

A ACO é uma empresa alemã, líder mundial em soluções de drenagem, com um faturamento estimado em 705 milhões de euros em 2015. Estabelecida no Brasil desde 2010, a sede nacional fica na cidade de Jacareí (SP), no Polo Industrial Municipal. Há dois anos, a taxa de crescimento da empresa ultrapassa a média de 30% ao ano e a marca já influencia o dia a dia de milhares de brasileiros em aeroportos, rodovias, portos, shopping centers, vias, residências, estádios e centros esportivos de excelência no país. Concentrada em cuidar da água, a ACO desenvolve sistemas de alta tecnologia para captar, tratar, reter e destinar recursos hídricos, garantido segurança e qualidade desde a concepção de cada projeto.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish