Brasil, 28 de Setembro de 2016

A função dos Meniscos

Antigamente não conhecia-se a função dessas estruturas, a não ser aquela de se romper e causar dor, dificultando a prática de atividades de vida diária e principalmente esportivas. Devido a essa falta de conhecimento quando o paciente possuía uma pequena lesão de um de seus meniscos, era submetido à retirada total deste, para não correr o risco de tal estrutura voltar a doer, abreviando carreiras devido ao desgaste que o joelho viria a sofrer.

Hoje entendemos perfeitamente a importância dos meniscos, e tenho o costume de enxerga-lo e chama-lo de ”a alma do joelho”.

Em cada joelho temos dois meniscos, o lateral ou externo e o medial ou interno. Ficam presos à tíbia, em sua parte superior, e sobre eles pousam os côndilos femorais. Ou seja, o fêmur apoia sobre os meniscos e não sobre a tíbia, evitando grande pressão entre os ossos.

Portanto podemos chamar os meniscos de amortecedores da articulação do joelho.

Eles têm a função de absorver impacto, aumentar a área de contato articular a ainda auxiliam na hidratação do sistema. Portanto tem importância magistral para o bom funcionamento da articulação.

Sobre o Dr. Pedro Baches Jorge

O Dr. Pedro Baches Jorge é formado em medicina pela Santa Casa de São Paulo. Possui especialização em ortopedia pela Santa Casa de São Paulo, especialização em oncologia ortopédica pela Santa Casa de São Paulo e especialização em cirurgia do joelho, medicina esportiva e artroscopia pelo Instituto Cohen. É membro titular da Soci edade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Membro Fundador do Núcleo de medicina esportiva do Hospital Sírio Libanês, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, membro titular da Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Também é diretor clínico da SO.U Ortopedia.

CLÍNICA SO.U ORTOPEDIA

Com uma equipe altamente qualificada formada por ortopedistas e traumatologistas, médicos do esporte e fisioterapeutas, a SO.U oferece aos seus pacientes atendimento humanizado e personalizado. Seus 3 centros, localizados na cidade de São Paulo, possuem altíssima tecnologia de saúde e sua equipe é formada por profissionais capacitados e experientes. A Clínica oferece atendimento especializado nas áreas de coluna, joelho, ombro e cotovelo, oncologia ortopédica, pé e tornozelo, punho e mão, quadril e um centro de medicina do esporte. Preparada para realizar atendimento clínico e reabilitar pacientes com lesões ortopédicas, traumatológicas e lesões esportivas, a SO.U tem como missão prevenir, tratar e reabilitar os pacientes de forma eficaz e respons&aacu te;vel.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish