Brasil, 25 de Setembro de 2016

ABIMAQ realiza curso sobre manuais de instrução para fabricantes do setor

Capacitar as empresas fabricantes de bens de capital para a elaboração de manuais de instrução é o foco do curso “Como Elaborar Manuais de Instruções para Máquinas e Equipamentos”, que será realizado pela ABIMAQ, nos dias 28 e 29 de setembro, na sede da entidade.

Os manuais de instrução são uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, de acordo com a Lei nº 8.078/90, e da NR-12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos, conforme Portaria nº 3.214/78, que determinam que os produtos devem ser acompanhados dos seus respectivos manuais de instruções, nas relações de compra e venda.

Com isso, o fabricante cumpre o direito básico do consumidor de acesso à informação correta, clara, precisa e didática sobre as características técnicas do produto, qualidade, composição, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Além disso, traz segurança jurídica necessária para o fabricante.

O curso, ministrado pelo engenheiro de segurança do trabalho, Luiz Carlos Devienne de Almeida, é voltado a profissionais de publicação técnica, engenharias elétrica, mecânica, de segurança e assistência técnica e demais interessados no assunto, que tenham familiaridade com a NR-12.

O programa compreende os seguintes itens:

- O profissional – Rotina de trabalho do profissional da área de publicação técnica; oportunidades de negócios

- Manuais como requisito da NR-12 – Os benefícios e as importâncias dos manuais para os fabricantes: Imagem da empresa, qualidade para o produto, segurança jurídica. O que deve ser observado na NR-12 durante a elaboração de um manual?

- Exportação para Europa – Se a intenção for exportar para a comunidade europeia, o que deve ser observado? Aspectos positivos e novas oportunidades para os fabricantes na exportação; exigências no processo de exportação na Diretiva 2006/42. Marcação CE.

- Normas Técnicas e manuais – Quais as relações entre as Normas Técnicas e os manuais de instruções? Informações para uso na apreciação e redução de riscos – Abordagem conforme a ABNT NBR ISO 12100. Por que pesquisar no catálogo da ABNT?

- Elaboração de manuais – Como estruturar um manual de instruções conforme a NR-12 e diretiva europeia? Capítulos; recomendações e aspectos de segurança; procedimentos de manuseio, instalação, operação, manutenção, garantias de uma máquina. O que deve ser observado na redação técnica?

- Traduções – Tenho que escrever um manual em outro idioma, o que fazer? Conselhos na elaboração de manuais em outros idiomas; aspectos normativos e legais do país importador que devem ser observados.

- Gestão - Como fazer a gestão de uma documentação técnica na empresa? Quais os benefícios? Revisões de manuais.

- Aplicativos - Quais os aplicativos recomendados para escrever um manual de instruções? Vantagens e desvantagens de cada um.

Serviço: Curso “Como Elaborar Manuais de Instruções para Máquinas e Equipamentos”

Local: Sede da ABIMAQ – Avenida Jabaquara, 2925 - São Paulo (SP) (próximo à Estação São Judas do Metrô)

Data e horário: 28 e 29/09/2016 das 9h às 17h

Inscrições pelo site: www.abimaq.org.br