Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

CCAS participa de reunião em prol do Projeto Rondon

Projeto viabiliza a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) participa hoje (20) até 23 de setembro, da XII Reunião de Professores Rondonistas, na cidade de Petrópolis/RJ. Cerca de 60 professores já estão confirmados para o evento, além da presença de convidados do Ministério da Saúde, Secretaria do Governo da Presidência da República, Instituto Projeto Rondon, Associação Nacional de Rondonistas de Mato Grosso do Sul e Universidade do Estado de Santa Catarina.

O Projeto Rondon é uma ação do Ministério da Defesa que tem por finalidade viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania. Tem como principal objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações mais necessitadas, por meio de ações que tragam efeitos duradouros para a economia, a saúde, a educação e o meio ambiente e que melhorem a qualidade e eficiência da administração do local de atuação. Tem também o objetivo de contribuir com a formação dos universitários brasileiros como cidadãos, integrando-os ao processo de desenvolvimento por meio de ações participativas sobre a realidade do Brasil. Visa consolidar o sentido de responsabilidade social coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, estimulando a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

José Otavio, Menten, Diretor Financeiro do CCAS e também Coordenador Adjunto da equipe ESALQ/USP do Projeto Rondon, irá representar a universidade. “Nossa expectativa é deixar um legado através das ações dos alunos, dar a oportunidade de realizarem transformações duradouras e sustentáveis, que sejam continuadas, proporcionando geração de emprego e renda na comunidade rural”, destaca Menten.

Segundo Menten, uma das funções do Projeto Rondon é capacitar agentes multiplicadores e proporcionar total interação com os temas do agro brasileiro: "antes, dentro e depois da porteira". “Além de tirar o estudante da sala de aula, o Projeto Rondon pode contribuir para que os sistemas de produção agrícolas não se esgotem, incluindo conceitos como rotação e sucessão de culturas, manejo integrado de pragas, plantio direto, integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta, diversificação da produção, boas práticas agrícolas, redução do desperdício, cooperativismo, associativismo, seguro e crédito rural etc. O agro jamais pode ser deixado de lado, já que hoje é responsável por 23% do PIB nacional, 33% dos empregos e 40% das exportações no Brasil”, finaliza.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.