Brasil, 25 de Setembro de 2016

Há recursos para investimentos, garante Ministério das Cidades

• Escrito por  Digital Assessoria Comunicação Integrada
  • Publicado em Demais

O secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Roberto Generoso, anunciou nesta sexta-feira (16/09) durante a 22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária que a ordem no Ministério é destravar os projetos que estão parados. Ele disse também que encontrou muita disposição na Caixa Econômica Federal para destravar as PPPs. Sua preocupação desde que assumiu o cargo há dois meses tem sido melhorar os processos de desapropriação, facilitar a licença ambiental e tirar as amarras do regime fundiário e tocar os projetos parados.

Quanto às fontes de recursos, Generoso assegurou que o orçamento para este ano é de R$1 bilhão, mas para os projetos novos há mais recurso oriundos do FGTS. “Já disponibilizamos R$ 3 bilhões para Minha Casa Minha Vida e vamos estender por mais quatro anos o programa de investimentos para mobilidade (PAC).

O secretário anunciou também a reforma do Estatuto das Cidades, sem entrar em detalhes e prometeu destravar as obras do Metrô de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). “Recursos não faltam, mas é necessário ter mais qualidade nos projetos”, alertou. Não se deve fazer um metrô onde o estudo de demanda recomenda a implantação de um BRT, exemplificou.

Para falar sobre o papel da iniciativa privada na infraestrutura alguns dias após o lançamento do Programa de Concessões e de venda de ativos do governo federal, Saulo Krichanã Rodrigues, diretor Geral do Instituto Superior de Inovação e Tecnologia – Isitech afirmou que o anúncio representa a retomada dos negócios que devem causar grande impacto mas que a preocupação das empresas deve ser a visão do negócio, os efeitos microeconômicos e os prazos.

Thaís Reys Grandizoli, assessora da Secretaria de Estado de Governo de São Paulo relatou o “case” da concessão das operações da linha 4-Amarela do Metrô pela ViaQuatro em que o governo paulista colaborou na compra dos trens. Já a concessão da Linha 6-Laranja (que neste momento há uma discussão sobre o atraso das obras) inclui também a construção. Pelo contrato coube ao governo as desapropriações. Outro contrato será a concessão conjunta das linhas 5 e 17 na operação. Segundo Thaís Grandizoli, o governo tem incentivado ações proativas dos concessionários na busca de receitas acessórias além da tarifária.

22ª Semana – Na sua 22ª edição, a Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô - AEAMESP acontece no período de 13 a 16 de setembro de 2016, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Trata-se do mais importante Congresso Técnico do setor de transporte metroferroviário do País. Durante quatro dias, técnicos das operadoras, dirigentes empresariais e profissionais do setor debaterão questões importantes relacionadas à mobilidade urbana nas cidades e transporte sobre trilhos no País.

Sobre a METROFERR EXPO 2016 – Realizada paralelamente ao Congresso, a METROFERR EXPO reúne empresas fabricantes de equipamentos metroferroviários, fornecedores de peças e serviços, mídias especializadas, etc. que divulgam suas inovações oferecidas ao mercado.

Confira a programação no http://www.aeamesp.org.br/22semana/programa-preliminar/

22ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e METROFERR EXPO 2016

Data: 13 a 16 de setembro de 2016

Local: Centro de Convenções Frei Caneca