Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Entra em operação em Valinhos o mais novo smart place do Brasil

Com projeto desenvolvido pela Tacira, a Prefeitura de Valinhos reabre a Praça Washington Luís proporcionando à população um novo espaço interativo com Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, serviços gerenciados pela plataforma Civis de colaboração e participação cidadã

Nesta semana o munícipio de Valinhos inaugura seu primeiro espaço público inteligente, também conhecido como Smart Place. A Tacira, primeira empresa brasileira especializada em soluções para cidades inteligentes, foi responsável por toda concepção e execução do projeto realizado na Praça Washington Luís, transformando o ambiente em uma experiência digital interativa para moradores, empresas locais e visitantes. O município, localizado na Região Metropolitana de Campinas, tem cerca de 107 mil habitantes e ocupa a quinta posição no ranking das 20 melhores cidades para se viver no estado de São Paulo, de acordo com estudo divulgado pela Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), feito em parceria com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

“O objetivo do projeto era oferecer um espaço interativo e integrado visando aumentar o interesse, a permanência e a frequência dos cidadãos e dos visitantes locais”, ressalta Katia Galvane, CCO da Tacira.

O projeto foi desenvolvido e implementado em quatro meses e contemplou seis serviços digitais para atender as áreas de sustentabilidade, segurança, governança e experiência local. A Praça Washington Luís recebeu Wi-Fi público, painéis informativos, iluminação inteligente, sistema de monitoramento e segurança, smart trees, além de uma plataforma de colaboração e participação cidadã. As soluções são gerenciadas por meio da plataforma Civis, responsável pela captura, integração dos dados e gestão fim-a-fim de todos os serviços fornecidos.

Com cinco pontos de acesso, a implementação do Wi-Fi possibilitou aos munícipes conectar-se gratuitamente à internet, ampliando a inclusão digital. Para ter acesso ao serviço, o usuário precisa apenas preencher um rápido cadastro ou acessar a rede através de suas redes sociais. Além disso, por meio dos painéis informativos espalhados pela praça, os visitantes têm acesso às notícias da prefeitura e região, entretenimento, informações de utilidade pública e de serviços prestados nos estabelecimentos comercias locais.

Já o serviço digital Smart Tree foi desenvolvido com foco em sustentabilidade. Através do aplicativo Civis, ao realizar a leitura do QRCode afixado nas árvores, o usuário visualiza informações de cada uma das mais de 210 árvores presentes na praça Washington Luís. Para aumentar a segurança no local, além de iluminação LED, foram instaladas sete câmeras de monitoramento full HD interligadas à Guarda Municipal. A opinião dos visitantes foi um ponto considerado fundamental na concepção do projeto. Por isso, o aplicativo Civis garante o acesso ao Sistema de Colaboração e Participação Cidadã, no qual é possível registrar reclamações, sugestões, solicitações, acompanhamento e comentários referentes à praça.

“A praça Washington Luís é um dos cenários mais tradicionais de Valinhos e não recebia manutenção há 30 anos. Seguindo o conceito de Smart Place, criamos um projeto arquitetônico que traz modernidade a região, porém preservando as características marcantes da cidade”, explica Galvane.

Para a Prefeitura o projeto deve proporcionar uma real eficiência e melhoria na gestão pública. Aspectos como eficiência energética e redução do consumo de energia, melhoria da segurança e da qualidade de vida do cidadão e o aumento da interação do munícipe com a administração pública estão entre os benefícios mais esperados com o novo espaço inteligente.

 Sobre a Tacira

A Tacira é primeira empresa brasileira especializada em soluções para cidades inteligentes e a única com uma oferta que inclui integração e informação consolidada entre as soluções. Por meio de um portfólio completo, baseado em tecnologias inovadoras, a empresa atende todas as etapas de projetos que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzir custos operacionais de manutenção e aumentar o tempo de vida da infraestrutura dos municípios. Com sua metodologia exclusiva, alinhada às melhores práticas internacionais, propõe uma abordagem integrada para a construção de projetos consistentes, que atendam à situação específica dos municípios. Sediada em São Paulo, a empresa atua também na Europa com um escritório em Londres.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.