Brasil, 26 de Setembro de 2016

IB e ROYAL CANIN® renovam convênio para análises microbiológicas de alimentos para pets

Renovação foi assinada em 14 de setembro de 2016, em Descalvado

O Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e a ROYAL CANIN®, marca da Mars referência em Nutrição Saúde para gatos e cães, renovaram convênio para realização de análises microbiológicas de alimentos para pets. A parceria entre o instituto de pesquisa paulista e a ROYAL CANIN® envolve a realização pelo IB de análises bacteriológicas dos alimentos para gatos e cães produzidos na fábrica do Brasil A renovação do convênio foi assinada em 14 de setembro de 2016, na sede da empresa, em Descalvado, interior paulista. Cerca de duas mil análises mensais são realizadas pelo Laboratório de Patologia Avícola do instituto para a marca.

A ROYAL CANIN® se preocupa em oferecer sempre a melhor solução nutricional para cada necessidade e fases de vida dos animais de estimação. Para garantir a qualidade e segurança de seus produtos, a unidade em Descalvado conta com o serviço prestado pelo Instituto Biológico há seis anos. O Laboratório de Patologia Avícola analisa amostras de toda a matéria-prima usada na produção dos alimentos, o ambiente fabril e o produto final. Anualmente, o IB realiza 24 mil análises, aproximadamente, como salmonela, contagem de levedura e enterobactérias.

“Esta parceria reflete o nível de qualidade dos serviços prestados pelo laboratório do IB, pois a ROYAL CANIN® é um conceituado fabricante e fornecedor mundial de alimentos para cães e gatos. A empresa selecionou o Laboratório de Patologia Avícola do IB para conduzir suas análises microbiológicas visando garantir um alimento seguro aos animais. Trata-se, portanto, de uma comprovação da confiabilidade e da competência técnica de nossa equipe”, afirma Antonio Guilherme Machado de Castro, pesquisador do IB.

Segundo Castro, a parceria entre o IB e a ROYAL CANIN® começou com a proposta de avaliação de controle microbiológico das matérias-primas utilizadas na produção e também no produto final. Algumas técnicas já utilizadas na avicultura em controle microbiológico em incubatório foram adaptadas para melhor controle de ambientes da fábrica. “Conseguimos conquistar a confiança da empresa. O laboratório, que antes realizava apenas análises relacionadas à sanidade avícola, foi adaptado e criamos outro segmento de trabalho”, explica o pesquisador.

O diretor-geral do IB, Antonio Batista Filho, comemorou a renovação da parceria. “O Instituto Biológico, reforçando a diretiva governamental, vem intensificando as parcerias, como forma de sintetizar as demandas e promover investimentos”, afirma.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, a parceria mostra a importância da interação da pesquisa e o setor produtivo. “Aproximar a pesquisa e o sistema de produção é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Secretaria de Agricultura. O Brasil é o segundo maior mercado pet do mundo. Esta parceria tem todo o potencial para ser ampliada em outras áreas”, afirmou. Jardim visitou as dependências da fábrica da ROYAL CANIN® durante evento de assinatura do convênio.

Laboratório de Patologia Avícola do IB

O Laboratório de Patologia Avícola do IB, em Descalvado, é acreditado junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pela norma ISO/IEC 17025, relacionada à qualidade, em todos os escopos de diagnósticos exigidos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ao todo, 96 mil análises, aproximadamente, são realizadas pelo laboratório para o Ministério e empresas parceiras.

O laboratório do IB é o único no Estado de São Paulo e um dos poucos no Brasil que atesta sanidade de plantéis avícolas para as doenças de influenza aviária e laringotraqueíte, indispensável para o trânsito internacional com vista à exportação de material genético. Cerca de 70% de todo o material genético de frangos e ovos férteis exportados por São Paulo são analisados no Instituto Biológico, que em 2015 realizou 33 mil procedimentos, sendo 18 mil análises de influenza aviária e 15 mil para laringotraqueíte.

O Brasil está se transformando em uma plataforma de exportação de aves de alto valor agregado, incluindo avós, matrizes de um dia e ovos férteis, principalmente pelo bom status sanitário alcançado pelas casas genéticas.

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango e o segundo maior produtor. Em 2015, o País exportou 4,3 milhões de toneladas de carne de frango, gerando receita de US$ 7,16 bilhões. Os materiais genéticos de frango exportados pelo Brasil, em 2015, produziram US$ 60,4 milhões de receita e São Paulo arrecadou US$ 53,6 milhões com essas negociações. No caso dos ovos férteis, a receita do País foi de US$ 53,2 milhões e a de São Paulo, quase US$ 23,7 milhões.

ROYAL CANIN®

A multinacional ROYAL CANIN® é uma das maiores fabricantes mundiais de alimentos para gatos e cães, com 13 fábricas no mundo e presente em 92 países. A unidade brasileira da ROYAL CANIN® está instalada em Descalvado, desde 1990, e conta com o apoio logístico de 37 distribuidores exclusivos. A empresa disponibiliza ao mercado mais de 150 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças. Seus produtos estão disponíveis em canais especializados, entre os quais, clínicas veterinárias e pet shops, em mais de 15 mil pontos de vendas no Brasil.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish