Brasil, 27 de Setembro de 2016

Companhia Docas de São Sebastião realiza mutirão em celebração ao Dia de Limpeza de Rios e Praias

• Escrito por  SECRETARIA ESTADUAL DE LOGÍSTICA E TRANSPORTES
  • Publicado em Demais

Data mundial é marcada por mobilização para limpeza no mangue do Colhereiro no próximo sábado (17)

A realização de um mutirão de limpeza promovido pela Companhia Docas de São Sebastião deverá reunir a população da cidade e funcionários do Porto de São Sebastião no próximo sábado, dia 17 de setembro. A ação, marcada para às 10 horas, acontecerá no mangue do Colhereiro, conhecido também como mangue da balsa e localizado ao lado da Travessia entre São Sebastião e Ilhabela. A iniciativa é em apoio ao Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, um dos principais eventos de conscientização ambiental do litoral norte do Estado.

Os participantes do mutirão se reunirão próximo ao acesso de pedestres da travessia para organização e distribuição dos materiais. O objetivo dessa mobilização, promovida por meio do Programa de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião, é sensibilizar a comunidade em relação a um dos mais importantes desafios ambientais da atualidade: a gestão de resíduos sólidos na área costeira. Para trazer informações e despertar a atenção em relação a essa questão, a ação contará com banners informativos sobre os impactos desse tipo de resíduo no ambiente marinho.

Além das ações realizadas pelo Programa de Educação Ambiental, em atendimento às condicionantes da Licença de Operação n° 908/2010, a atuação ambiental do Porto de São Sebastião conquistou dois reconhecimentos importantes. No Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), São Sebastião está na 1ª posição entre 30 portos avaliados em todo o país. É também o primeiro e único porto do país a receber a ISO 14001, certificação internacional que atesta a qualidade do desempenho da gestão ambiental da companhia.

As conquistas ambientais do Porto de São Sebastião são frutos de constantes investimentos da companhia. Foram destinados mais de R$ 25 milhões de investimentos nos últimos cinco anos, contemplando 10 programas de monitoramento da qualidade e educação ambiental, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos e capacitações, entre outras ações. Também foi implantado, em 2013, o Ceate (Centro de Atendimento) do Porto de São Sebastião, que opera 24 h/dia e conta com equipes capacitadas para atender emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar.

O Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do Porto Organizado.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish