Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

5 dicas para desenvolvimento da inteligência emocional

Você está consciente de suas limitações, bem como de suas forças pessoais, como um líder? Você consegue lidar bem com suas emoções negativas, por exemplo, recuperar-se rapidamente quando fica contrariado ou tenso? As respostas a estas questões dependem do aprimoramento de ações e competências ligadas à inteligência emocional.

“As pessoas devem ser responsáveis pela própria conduta, reconhecer as próprias emoções e os efeitos delas em seu comportamento e desenvolver mais flexibilidade às mudanças, especialmente nesses tempos de transformações e incertezas”, explica Prof. Randes Enes, empresário, coach, consultor de empresas, professor da FGV e autor do livro “A empresa espiritualmente dirigida”, lançado em agosto. Mas, como ampliar seu nível de inteligência emocional, especialmente para efetuar a gestão de equipes? O especialista apresenta 5 dicas para que um líder promova o desenvolvimento da sua inteligência emocional:

1- Faça uma autoavaliação realista de suas limitações e pontos fortes. Bons líderes conseguem, até mesmo, demonstrar bom humor em relação a estes pontos. Reconhecem que precisam se aprimorar e são receptivos às críticas construtivas e ao feedback.

2- Fortaleça seu autocontrole, pois os líderes que conseguem dominar suas emoções e impulsos podem canalizar essa energia de maneira produtiva. Esta característica é especialmente valiosa em situações de grande pressão, crises e estresse.

3- Tenha iniciativa para obter mais controle sobre seu destino e criar as oportunidades, ao invés de esperar que apareçam. Os líderes com iniciativa não hesitam em combater burocracias e questionam os limites das regras, quando necessário, para criar mais e melhores possibilidades para o futuro.

4- Inspire as pessoas para criar ressonância da sua postura e atitude junto à equipe e, ao mesmo, tempo estimular o grupo em direção à uma visão ou missão em comum. Líderes inspiradores oferecem um sentido de propósito e de pertencimento estimulante e que vai além da realização das tarefas do dia a dia.

5- Desenvolva habilidades de administração de conflitos para se comunicar com todas as partes, entender as diferenças e expectativas e promover uma visão que possa ser endossada por todos. O líder não hesita em fazer o conflito emergir para que se possa abordá-lo e redirecionar a energia para uma solução compartilhada e de comprometimento.

Sobre o Prof. Randes Enes

Mestre em Sistemas de Gestão pela Qualidade Total, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ); MBA Internacional em Gestão de Negócios na Universidade de Lisboa (ISCTE); e MBA em Gestão de Marketing de Varejo na Fundação Getulio Vargas (FGV). Há nove anos é docente na FGV nos programas de MBA, Pós-Graduação, CADEMP (Corporativo e Online) nas áreas de recursos humanos, estratégia, marketing e vendas. Empresário e consultor executivo em gestão estratégica de pessoas e negócios, comunicação organizacional, treinamentos comportamentais, negociação, liderança, gestão de vendas, coaching, comportamento do consumidor, entre outros assuntos. Pesquisou e publicou artigos acadêmicos no Brasil e na Europa sobre Espiritualidade Corporativa.

Lançou o livro “EMPRESA ESPIRITUALMENTE DIRIGIDA: COMO A SUA ORGANIZAÇÃO PODE SE TORNAR UMA DAS 10 MELHORES PARA SE TRABALHAR”, no qual aborda a gestão de pessoas e analisa como as empresas e os profissionais podem compartilhar uma visão alinhada de valores humanos, entre eles felicidade, satisfação, bem-estar, vitalidade e entusiasmo.

O Prof. Randes traz em sua bagagem profissional 20 anos de experiência em empresas nacionais e internacionais atuando recentemente como Diretor de Relacionamento, Diretor de Marketing e Diretor Executivo de Marketing & Inovação. Foi também coordenador dos cursos de altos estudos em inteligência estratégica e liderança no Centro de Treinamentos dos Fuzileiros Navais na Marinha do Brasil.

Acompanhe o Prof. Randes Enes nas redes sociais e internet:

YouTube: https://www.youtube.com.br/profrandes

Facebook: https://www.facebook.com/profrandes.com.br

Site: http://www.profrandes.com.br/

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.