Brasil, 28 de Setembro de 2016

Amendoim É O Novo “Queridinho” Do Brasileiro

Pesquisa encomendada pela ABICAB revela que a região Sudeste aprecia o sabor da leguminosa e acredita ser um alimento saudável

Foi-se o tempo em que o amendoim era sinônimo apenas de festa junina e afrodisíaco. De acordo com pesquisa inédita encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), realizada pelo Datafolha em setembro de 2015, cerca de 88% da população consome o alimento, para 63% ele pode ser incluído em dieta, 71% acredita que ele faz muito bem à saúde e para 80%, o consumo aconteceu nos últimos 30 dias. Os números indicam a entrada definitiva do alimento para a rotina do brasileiro e por motivos novos, como manter-se saudável e em forma.

O estudo do Datafolha para a ABICAB entrevistou 2.095 pessoas, de diferentes faixas etárias, classes sociais e regiões do país, e identificou hábitos de consumo relacionados ao amendoim. As entrevistas foram realizadas em capitais e cidades do interior, cobrindo o total de 132 municípios brasileiros.

Sudeste

Sabor, qualidade e saúde estão entre os principais aspectos positivos associados ao amendoim, mas essa associação evoluiu ao longo do tempo. Na região Sudeste, o sabor e a qualidade do alimento persistem para 39% dos entrevistados. Em 2010, a saudabilidade do alimento era um ponto positivo para 7% das pessoas (pesquisa Ibope) e saltou para 36% em 2015, nos estados do Sudeste. “Vemos que os benefícios nutricionais da semente se tornaram mais conhecidos e valorizados pelo consumidor, que hoje busca aliar sabor a uma dieta alimentar equilibrada”, observa André Guedes, vice-presidente do setor de Amendoim da ABICAB.

No que se refere à escolha do produto, a grande influência na hora da compra é a qualidade (sabor) do produto: 37% dos entrevistados no Sudeste tomam a decisão usando esse critério. Variedade, marca e preço estão em um segundo patamar, com percentuais abaixo de 17%. A satisfação com o produto brasileiro, por sua vez, é bastante alta: quando perguntadas sobre como avaliam a qualidade do amendoim nacional, 77% dos entrevistados do Sudeste responderam que é excelente. Esses três números da região estão em linha com a média nacional.

“O amendoim brasileiro está muito bem posicionado, levando saúde, sabor e segurança para o cardápio dos consumidores seja em momentos de confraternização, dieta, atividades físicas ou na hora do lanche”, resume Guedes.

Os benefícios do amendoim

Rico em proteínas, fibras, antioxidantes e fitoquímicos, ele proporciona diferentes benefícios ao organismo:

- auxilia no controle do peso, da gordura abdominal e dos níveis de açúcar no sangue;

- segundo pesquisa recente, os fitosteróis presentes em sua composição diminuíram o desenvolvimento de tumor de próstata em até 40% e inibiram a metástase em até 50% dos animais estudados;

- devido à alta concentração de vitamina E, tem papel antioxidante que pode diminuir a incidência de Mal de Alzheimer.

Fonte: ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados

Facebook LoucosporAmendoim.ABICAB - Instagram @loucosporamendoim

www.abicab.org.br

Sobre a ABICAB

A ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados - foi fundada em 1957 com o objetivo de responder pela política do setor junto às esferas públicas e privada, tanto no Brasil quanto no exterior. Suas diretrizes são voltadas para a valorização destas indústrias. Atualmente, a ABICAB engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim e 50% do mercado de cacau. Dentre as principais atividades desenvolvidas em prol do fortalecimento e desenvolvimento do setor, destaca-se o Projeto Brasil Sweets and Snacks, criado em março de 1998, que tem por objetivo promover os produtos brasileiros no mercado externo, por meio de parceria com a Apex-Brasil.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish