Brasil, 30 de Setembro de 2016

Escadaria do Morro da Conceição recebe mosaico criado por voluntários e moradores da região

Ação faz parte de programa de incentivo ao turismo sustentável – Passaporte verde – e tornará a Escadaria o mais novo atrativo turístico do Porto Maravilha

Voluntários de todo o Rio de Janeiro e moradores da comunidade do Morro da Conceição, na região central da cidade, instalaram, no último domingo, dia 11/09, um mosaico na Escadaria da Conceição. Foram representadas figuras icônicas para a comunidade, como Cacique Aimberê, Tia Lúcia, Cacique Cunhãbebe, o Malandro e a capoeira, entre outros. A ação marcou a entrega da última etapa das iniciativas “Eu Cuido do Meu Destino” da campanha Passaporte Verde durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, criada pelo Rio 2016 e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com a Cisco. Moradores, visitantes e turistas foram convidados a fazer parte das melhorias realizadas na Zona Portuária, a fim de promover o convívio social, o fomento da economia local e o turismo sustentável, criando oportunidade para o público vivenciar a cidade de uma maneira mais inclusiva.

Voluntários instalando os mosaicos / Crédito de imagem: Adriana Medeiros

Desde junho, o Ateliê Cosmonauta ministrou oficinas gratuitas para a produção dos mosaicos que ocuparam as pilastras e o corrimão ao longo da escadaria, numa área de quase 40 metros quadrados de arte. Cerca de 130 pessoas participaram das oficinas e contribuíram para a construção dos mosaicos. O trajeto termina no restaurante Imaculada, que faz parte do Roteiro Autêntico do Morro da Conceição, criado por alunos de escolas da região.

Detalhe do mosaico / Crédito de imagem: Adriana Medeiros

O programa contemplou três projetos de intervenção urbana na região do Porto Maravilha: a confecção de um palco na Praça dos Estivadores, para ser utilizado por artistas locais; a criação de um roteiro turístico autêntico no Morro da Conceição, mapeado por alunos de três escolas da região; e a revitalização da escadaria da Conceição com a aplicação de arte em mosaicos. Todos já foram entregues à população.

Parte interna do mosaico / Crédito de imagem: Adriana Medeiros

“O projeto ‘Eu Cuido’ valoriza o Porto Maravilha e seus moradores. Além de investir na instalação de uma plataforma conectada na região, a Cisco tem trabalhado em parceria com agentes locais por meio de projetos como estes para incentivar o engajamento de cidadãos e visitantes na transformação digital e social do Rio de Janeiro”, afirma Gabriel Bello Barros, gerente de parcerias e comunicação na Cisco.

O engajamento começa no ambiente virtual, através do aplicativo “Eu Cuido”. Valendo-se da tecnologia para estimular a participação social e a adoção de atividades turísticas que incentivem o desenvolvimento local e respeitem o meio ambiente e a cultura, o aplicativo traz detalhes sobre o andamento dos projetos, local de realização e como se engajar. O “Eu Cuido” é focado na região do Porto Maravilha, área que já conta com outros projetos de inovação urbana e social da Cisco e passa por um profundo processo de revitalização impulsionado pelos Jogos Rio 2016.

“Temos a importante missão de fazer com que os valores Olímpicos e Paralímpicos transcendam os Jogos e sejam inspiração para o comportamento cotidiano das pessoas, empresas e sociedade. Por isso é importante investir em um programa de resgate cultural que também envolva a população local. A Cisco está no ajudando nesta jornada de desenvolvimento de um legado social e transformador para o Rio”, diz Tânia Braga, Gerente Geral de Sustentabilidade do Rio 2016.

Voluntários instalando os mosaicos / Crédito de imagem: Adriana Medeiros

Os interessados podem fazer o download do aplicativo “Eu Cuido” gratuitamente para Android e iOS, e podem conhecer os detalhes do projeto no site http://www.passaporteverde.org.br/.

Sobre a CISCO

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em tecnologia que tem feito a Internet funcionar desde 1984. Nossas pessoas, produtos e parceiros ajudam a sociedade a se conectar com segurança e a aproveitar hoje as oportunidades da transformação digital do amanhã. Descubra mais em: thenetwork.cisco.com. Para notícias sobre Brasil, acesse: http://americas.thecisconetwork.com/site/index/lang/pt/. Siga a Cisco no Twitter en @CiscoDoBrasil

Sobre o Abraça Sustentabilidade Rio 2016

A proposta do Abraça é inserir a sustentabilidade no DNA da organização dos Jogos Rio 2016. Trabalhamos com o tema através de projetos e elaboração de manuais de sustentabilidade, acessibilidade e compras, garantindo a entrega de Jogos responsáveis.

Junto aos parceiros e patrocinadores, o Comitê Rio 2016 desenvolveu programas que ficarão como legado para a cidade e população. Acesse: www.rio2016.com/sustentabilidade

Sobre o Passaporte Verde

A campanha Passaporte Verde nos Jogos Rio 2016, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente em parceria com o Comitê Rio 2016, apresenta dicas simples de turismo sustentável para os viajantes, incentivando o respeito ao meio ambiente e a cultura local, promovendo o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades receptoras. O objetivo é sensibilizar o turista sobre seu potencial de contribuir para o desenvolvimento sustentável local por meio de escolhas responsáveis em sua estadia.

Acesse a Plataforma: www.passaporteverde.org.br

Acesse o Facebook: https://www.facebook.com/passaporteverde

Acesse o Instagram: https://www.instagram.com/passaporteverde/

Acesse o Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCitmKn-YczfCvxFSHVY0waQ

Baixe o aplicativo no seu celular:

Android https://play.google.com/store/apps/details?id=br.field7.pnuma&hl=pt-BR

IOS https://itunes.apple.com/br/app/passaporte-verde/id888927319?mt=8

Sobre o Pnuma

Criado em 1972, o Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA) é a principal autoridade global em meio ambiente e a agência do sistema das Nações Unidas responsável por promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente de recursos.

No Brasil, a principal frente de atuação do PNUMA é em Produção e Consumo Sustentáveis, fomentando a transição para padrões que garantam a qualidade de vida dentro dos limites físicos da Terra.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish