Brasil, 24 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Insper equipa novo laboratório com tecnologias de impressão 3D da Stratasys para motivar inovação e empreendedorismo

  • Escrito por  GPCOM Comunicação Corporativa
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

Instituição educacional adota soluções Stratasys para disseminar entre os estudantes de engenharia, administração e economia o poder de inovação, de otimizar a produção e de antecipar o lançamentos de produtos desta tecnologia disruptiva

O Insper, instituição de ensino superior sem fins lucrativos, referência em geração de conhecimento nas áreas de engenharia, administração e economia, investe em soluções Fortus 250 mc e Objet30 Prime de impressão 3D da Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa líder em impressão 3D e manufatura aditiva global, para equipar seu novo laboratório de tecnologia.

“Como uma instituição comprometida com empreendedorismo e inovação, nós não poderíamos deixar de ter em nosso TechLab (Laboratório de Manufatura) soluções de impressão 3D, que tendem a integrar todas as fábricas modernas,”, afirma Alex Camili Bottene, Professor Adjunto dos Cursos de Engenharia do Insper.

A decisão de adquirir equipamentos com as duas tecnologias Stratasys, FDM, na Fortus 250mc, e Polyjet, na Objet30 Prime, visou possibilitar a simulação de linhas de produção e de prototipagem fiéis às existentes no mercado. Em um primeiro momento, a ideia era atender às demandas de engenharia (mecânica, mecatrônica e computação), mas ao implantar os equipamentos, percebeu-se que poderiam incluir seu uso também em disciplinas dos cursos de Administração e Economia.

“A manufatura aditiva é uma tecnologia de vanguarda, que possibilita avanços de design surpreendentes, com a materialização das mais diversas ideias. Suas características contribuem para uma verdadeira transformação dos processos industriais e de prototipagem, com a produção de peças, ferramentas e protótipos com alta qualidade e produtividade, acelerando lançamentos e produção, o que exige que seja conhecida e avaliada de uma perspectiva prática por alunos de diferentes cursos”, explica Bottene.

Apesar de ter apenas seis meses de utilização no laboratório do Insper, as soluções de impressão 3D da Stratasys já permitiram a realização de projetos interessantes, como, por exemplo, a criação de um sistema de “pneumotacógrafo”, utilizado em hospitais para auxilio de respiração de pacientes em tratamento. Outro projeto bem-sucedido foi a prototipagem de máquinas de reciclagem de plástico, que foram posteriormente fabricadas pelos alunos.

“A relevância de contarmos com a impressão 3D também reside na possibilidade de tornar as ideias reais, utilizando a tecnologia isolada ou combinada com processos tradicionais, como a usinagem. Assim, os alunos podem submetê-las à avaliação de profissionais atuantes no mercado e investidores, uma iniciativa que está totalmente em conformidade com as táticas de empreendedorismo, que são propostas pelo Insper”, reforça o Prof. Bottene. As impressoras 3D da Stratasys instaladas no Inper foram comercializadas pela LWT Sistemas, distribuidora autorizada da Stratasys no Brasil.

Segundo Paulo Farias, diretor geral da Stratasys no Brasil, a aquisição dos equipamentos pelo Insper, que é uma referência em ensino profissional de qualidade no Brasil, reforça a importância que as tecnologias de impressão 3D têm conquistado no mercado brasileiro e mundial. “O Insper é uma instituição brasileira reconhecida pela busca incessante da excelência no ensino e o fato de escolher nossas soluções, com equipamentos que trabalham com as duas tecnologias FDM e Polyjet, representa uma conquista e mostra o grande potencial de expansão que temos no mercado educacional e industrial”, ressalta o executivo da Stratasys.

Sobre o Insper

O Insper é uma instituição independente e sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa nas áreas de Administração, Economia, Direito e Engenharia. O Insper tem como missão ser um centro de referência explorando complementariedades nessas áreas. Suas atividades de ensino abrangem cursos para todas etapas de uma trajetória profissional. Em seu campus, na Vila Olímpia (SP), oferece desde cursos de Graduação (Economia, Administração e Engenharia) a cursos de Pós-Graduação (MBA, Certificates, Mestrados Profissionais e Doutorado) e de Educação Executiva (programas customizados e de curta e média duração). No âmbito da produção de conhecimento, a Instituição atua por meio de centros de pesquisa que reúnem pesquisadores em projetos visando a produção de conhecimento em políticas públicas (CPP), estratégia (CPE) e finanças (CEFI). A instituição ainda conta com um centro que estimula o empreendedorismo (CEMP). Os cursos de engenharia contam com dois laboratórios de manufatura, o FabLab e o TechLab. Recentemente, a instituição foi reacreditada pela AACSB Internacional, uma das mais importantes associações que certificam escolas de negócio no mundo.

Sobre a Stratasys

A Stratasys (NASDAQ:SSYS) por mais de 25 anos, tem sido uma das forças motrizes de inovação e líder mundial no desenvolvimento de tecnologias de impressão 3D e manufatura aditiva – moldando a forma como as coisas são feitas. Com sedes em Minneápolis, no Estado de Minnesota, nos EUA, e em Rehovot, no Distrito Central de Israel, a empresa dedica-se a contribuir para que os clientes de uma extensa gama de mercados verticais possam criar novos paradigmas para a concepção e fabricação de objetos para as mais diversas finalidades. As soluções da empresa dão aos clientes uma liberdade de design incomparável e flexibilidade de produção, reduzindo de forma expressiva o tempo de colocação no mercado e os custos de desenvolvimento, por meio de melhorias significativas de design e de comunicação.
Entre suas subsidiárias estão a MakerBot e a Solidscape. Seu portfólio inclui impressoras 3D para prototipagem e produção em uma ampla gama de materiais de impressão 3D; impressão de peças on-demand por meio da Stratasys Direct Manufacturing; consultoria estratégica e serviços profissionais. Participa das comunidades Thingiverse e GrabCAD, que contam com mais de 2 milhões de arquivos de projetos livres para impressão em 3D. A Stratasys tem mais de 2.700 funcionários e 800 patentes de manufatura aditiva, entre concedidas e pendentes. Sua atuação no mercado já foi reconhecida por mais de 30 prêmios por suas tecnologias inovadoras e liderança. Visite-nos on-line em: http://www.stratasys.com/br ou http://blog.stratasys.com/pt-br/ e siga-nos no LinkedIn.
Stratasys, suas subsidiárias e afiliadas são marcas registradas da Stratasys Ltd.

Sobre a LWT Sistemas

A LWT Sistemas é uma empresa 100% nacional com atuação em todo o Brasil que, com mais de 20 anos de experiência e profissionais certificados pelas empresas que representa, oferece aos seus clientes o que há de mais inovador em todos os segmentos em que atua. É representante Dassault Systèmes para a comercialização e implantação de soluções PLM e 3DEXPERIENCE (CATIA V5 e CATIA V6, ENOVIA, DELMIA, CATIA Composer e ICEM Surf) e parceira da Stratasys para a comercialização, suporte e manutenção de sistemas de manufatura aditiva para uso profissional - Impressoras 3D. Além disso, é revendedora MakerBot para impressoras do tipo Desktop e distribuidor Materialise para a revenda do Magics.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.