Brasil, 29 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Copa Brasil Best Sushiman vai escolher representante brasileiro para campeonato mundial

Desafio culinário integra a programação da Asian & Japan Food Show. Curso de proficiência para concorrer a uma vaga está com vagas abertas até dia 20 de setembro.

Realizada no Japão desde 2013, a World Sushi Cup coloca frente a frente os melhores sushiman do mundo numa disputa para demonstrar não só suas habilidades, mas também as boas práticas de segurança e higiene na cozinha.

Neste ano, pela primeira vez, o evento mundial ganhou uma etapa brasileira, a Copa Brasil Best Sushiman. Com patrocínio da CERMAQ, uma das líderes mundiais na criação de Salmão e Truta, com operação no Chile, Noruega e Canadá, e da Ajinomoto Food Service, o desafio culinário está marcado para acontecer nos dias 9 e 10 de outubro, dentro da programação da Asian & Japan Food Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para participar, os interessados terão antes que passar pelo curso de proficiência em Sushi Skills oferecido pelo chef japonês Hirotoshi Ogawa. Ele é diretor-geral do Sushi Skills Institute, escola vinculada à All Japan Sushi Association, única reconhecida pelo governo japonês no mundo e organizadora da World Sushi Cup.

As aulas serão ministradas na véspera da Copa Brasil Best Sushiman, no dia 8 de outubro, pelo chef Shin Koike. No começo deste ano, Koike foi nomeado Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa pelo ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

O curso

Para se inscrever no curso de proficiência os interessados devem ser brasileiros, ter no mínimo 18 anos, e apresentar currículo que comprove pelo menos cinco anos de experiência como sushiman. Além disso, precisam enviar fotos de dois pratos: um sushi tradicional e um criativo. Todos esses elementos serão utilizados no processo de seleção para preenchimento das 60 vagas disponíveis.

As inscrições podem ser feitas até dia 20 de setembro, e o investimento é de R$ 200 para quem já é certificado pelo AJSA Sushi Skills Institute e R$ 1.050 para os não certificados, com direito a apostila e certificado. O inscrito deve aguardar a confirmação de que foi selecionado antes de efetuar o pagamento.

O curso será realizado no dia 8 de outubro, das 9h às 18h, em duas partes: a teórica – que vai abordar a história do sushi, técnicas de corte, tratamento do pescado, higienização, preparação e outros temas – e a avaliação de proficiência.

A competição

Os 20 alunos que mais pontuarem na prova teórica se apresentarão na Copa Brasil Best Sushiman em dois dias. No dia 9 de outubro, terão que preparar o sushi tradicional e no dia 10, o criativo. O corpo de jurados, que inclui os renomados chefs Hirotoshi Ogawa, Shin Koike, Jun Sakamoto, entre outros, vão avaliar a fidelidade às práticas da cozinha asiática, sabor, apresentação, técnica, criatividade e normas de higiene.

Os três vencedores serão aqueles que obtiverem a melhor pontuação na soma das duas categorias (tradicional e criativo) e serão anunciados em jantar de confraternização no dia 10 da Asian & Japan Food Show.

Todos os vencedores receberão medalhas. O primeiro colocado ganha também uma passagem para o Japão, a fim de concorrer no World Sushi Cup, passagem e hospedagem oferecidas pela CERMAQ para conhecer as instalações da empresa no Chile, e curso de seis meses de japonês na Aliança Cultural Brasil Japão. O segundo colocado também ganhar um curso de seis mês de língua japonesa na escola Kumon.

A ficha de inscrição para o curso de proficiência em Sushi Skills, o regulamento da Copa Brasil Best Sushiman e demais detalhes estão disponíveis no link http://www.asianfoodshow.com.br/2016/copa_sushiman-abas.asp.

Juntamente com a Copa Brasil Best Sushiman, a Asian & Japan Food Show vai abrigar o VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), promovido pelo Instituto da Pesca; o Fórum de Gastronomia Asiática, um espaço para debate e aprendizado de temas atuais e relevantes do setor; o Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos, encontro para profissionais e investidores que pretendem iniciar seu negócio; e as Oficinas de Gastronomia Asiática, ministradas por chefs, especialistas, professores e empresários que ensinam como preparar desde o tradicional sushi até culinária tailandesa, bebidas e confeitaria.

Na área de exposição, empresas de alimentos, pescados, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação e administração oferecem seus produtos e serviços a um público formado por proprietários e funcionários de restaurantes, buffets e hotéis, supermercadistas, lojistas, atacadistas e distribuidores, chefs e sushiman, nutricionistas, professores e estudantes de gastronomia e outros profissionais do segmento.

Sobre a Francal Feiras

Dinamismo, profissionalismo e alta qualidade são os atributos associados à Francal Feiras nos quase 50 anos de atuação no setor de feiras de negócios. Atualmente, a promotora colabora para o desenvolvimento de 16 importantes segmentos da economia por meio de eventos que ampliam a visibilidade das marcas, apresentam processos e produtos inovadores, e ampliam as oportunidades de negócios e de relacionamento entre os diferentes players.

O ambiente de negócios de todas essas feiras é enriquecido por farto conteúdo profissional, transmitido ao mercado por renomados especialistas com o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento, o aprofundamento do debate e a capacitação. Conheça todos os eventos em www.francal.com.br.

SERVIÇO:

ASIAN & JAPAN FOOD SHOW 2016 – 2ª FEIRA DE PESCADOS E GASTRONOMIA ASIÁTICA

Data: 9 a 11 de outubro de 2016 (domingo a terça-feira)

Horário: das 13h às 20h30

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Promoção/Organização: Francal Feiras

Copa Brasil Best Sushiman: Patrocínio: CERMAQ (máster) e Ajinomoto Food Service. Apoio: Nagoya Sushi School

Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão

Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo

Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

Apoio Institucional: SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado no Estado de São Paulo; ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo; Instituto de Pesca; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)

Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.asianfoodshow.com.br

Facebook: AsianJapanFoodShow

Twitter: @feiraasianfood

Google +: Asian & Japan Food Show

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.