Brasil, 28 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dopper constrói símbolo dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 exposto em Copacabana

Em parceria com a Empresa Olímpica Municipal, marca holandesa desenvolve nova escultura que proporciona inclusão e interatividade, feita a partir de materiais reciclados

A Dopper, empresa social holandesa, anuncia mais uma parceria de sucesso com a Empresa Olímpica Municipal: a inauguração dos Agitos, símbolo dos Jogos Paralímpicos. Feita de material reciclado, a escultura é inaugurada hoje, sexta-feira (2/9), na praia de Copacabana, onde fica exposta até 18 de setembro.

Para os Agitos, a produtora e artista plástica Elisa Brasil, que também foi responsável pela construção da obra exposta em Copacabana durante os jogos anteriores, fará dessa vez em parceria com Tejota Bastos, cenógrafo, uma construção inédita com materiais capazes de aguçar alguns dos cinco sentidos: a criação será inclusiva, levando texturas e aromas para que todos tenham a oportunidade de interagir com a obra de arte.

O Agito azul, por exemplo, foi feito com uma tela por fora e garrafas de amaciantes recicladas por dentro para o cheiro de limpeza ser facilmente reconhecido. As outras cores também trarão cheiros e sensações especiais.

A produtora e artista plástica Elisa comemora a parceria: “Nós ficamos muito felizes em realizar mais esse projeto para a Dopper, não só por ser no Rio de Janeiro e para as Paralimpíadas, mas porque acreditamos que essa escultura cumpre seu papel em enviar a mensagem que pretendemos para todo o mundo”.

“A Dopper mais uma vez se orgulha em fazer parte de um projeto autêntico que busca ao mesmo tempo incluir e conscientizar. Estamos trabalhando há quase dois anos em atividades que chamam a atenção para um problema sério, e ficamos felizes de sempre chegarmos a um resultado que trata o tema de forma leve e interativa”, afirma Ellen Sluis, embaixadora da Dopper no Brasil.

Essa escultura faz parte da terceira etapa do projeto da Dopper de distribuir obras de arte pelas praias do Rio de Janeiro. Todas têm em comum a matéria-prima usada para a construção: plástico reciclado retirado do meio ambiente. A Dopper trouxe esse conceito para o Brasil, movida pelo amor da marca pela paisagem carioca. Com ideias lúdicas, a empresa quer conscientizar os moradores e turistas da cidade a não deixarem que seus lixos cheguem até os oceanos.

Todas as obras tiveram apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da ONG Eccoponto, e os jovens das escolas municipais do Projeto Transforma tiveram a oportunidade de aprender e acompanhar o processo de criação.

A técnica usada por Elisa é a mesma usada no símbolo do evento esportivo anterior: o plástico é triturado, aquecido e prensado para formar uma nova chapa, que compõe a base de cada Agito. Garrafas PET foram reutilizadas para preencher a base da escultura e dar mais resistência a todos os Agitos, construídos juntos.

SOBRE A DOPPER

A missão da Dopper é alcançar um mundo em que as pessoas tenham consciência do meio ambiente em que vivem, onde a quantidade de plástico descartável seja reduzido e onde todos, próximos e distantes, tenham acesso a água potável. A Dopper atualmente atua na Bélgica, Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Brasil.

O uso excessivo de garrafas PET em todo o mundo leva um fluxo enorme desse desperdício para os oceanos, formando as chamadas "sopas de plástico". A Dopper quer contribuir para a redução desta questão ambiental através da sua garrafa de água recarregável, feito de material plástico sustentável e aço. Além disso, a Dopper estimula o uso de água potável como uma alternativa mais barata e ambientalmente amigável ao invés da água mineral engarrafada. A Dopper é certificada oficialmente como 'B Corp' (Benefit Corporation) e faz parte da comunidade global de empresas que trabalham como uma força para o bem. Cinco por cento das vendas líquidas da Dopper vai para a Fundação Dopper, que apoia projetos de água no Simavi no Nepal e ajuda a aumentar a consciência ativa em relação ao impacto de resíduos de plástico descartável e água potável, através de projetos de educação nos países ocidentais.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.