Brasil, 29 de Setembro de 2016

GERAR SP/PR reúne técnicos em Pirapozinho e conta com a participação do diretor-presidente da Zoetis Brasil

Paco Ortiz destaca importância das discussões técnicas para o aumento da eficiência nas fazendas de gado de corte

“As pessoas é que fazem a diferença”. Com essas palavras, José Francisco Ortiz, diretor-presidente da Zoetis Brasil, abriu o quarto encontro de técnicos do GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) CORTE 2016, realizado entre os dias 18 e 19 de agosto, no Terra Parque Eco Resort, em Pirapozinho, interior de São Paulo. O executivo, que acompanhou os debates ao lado de 27 técnicos integrantes do GERAR-SP/PR, além de outros convidados, destacou a importância da geração de informações dentro do grupo, atualmente composto por 250 técnicos (a maioria médicos veterinários) e que este ano comemora dez anos de existência.

“O GERAR nos possibilita trabalhar com uma estratégia diferenciada, pois temos um grande canal de propagação de conhecimento, sustentado por discussões técnicas altamente qualificadas, o que se traduz em aumento de eficiência nas fazendas de gado de corte e de leite”, afirma Ortiz.

Paco Ortiz, como é conhecido, ainda reforçou a condição atual do Brasil de superpotência mundial no segmento agropecuário, capaz de produzir proteínas de origem animal e outros alimentos não só para atender à demanda interna, mas para exportar ao mundo todo. Paco citou como exemplo o forte potencial que o Brasil tem para fornecer carne bovina ao mercado da China, país onde o executivo também teve a oportunidade de trabalhar pela Zoetis. “Com o aumento do poder aquisitivo da população chinesa, cresce o interesse dos consumidores locais pela carne bovina e não há dúvidas de que este gigante país asiático se tornará cada vez mais um grande comprador do produto brasileiro”, ressalta. “O Brasil tem adotado cada vez mais tecnologia em sua produção de proteína e será a principal fonte das importações chinesas”. Um dos mentores do projeto GERAR, Rodrigo Valarelli, Gerente de Marketing e Serviços Técnicos da Unidade de Negócios de Bovinos da Zoetis, destaca o engajamento dos técnicos envolvidos com o grupo ao longo desses dez anos de existência. “São profissionais bastante comprometidos com os princípios básicos do projeto, que é reunir o maior número possível de informações relacionadas aos protocolos de IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo) e, a partir desse banco de dados e das discussões técnicas, buscar soluções para melhorar, a cada estação de monta, os índices reprodutivos”, avalia o gerente.

Números das fazendas - Gabriela Perez, Assistente Técnica de Bovinos da Zoetis, responsável pelo GERAR-SP, destaca a forte adesão do grupo de técnicos locais ao processo de trabalho de coleta de informações referentes aos serviços reprodutivos aplicados na última estação de monta (2015-16). “Recebemos dados de protocolos de IATF de mais de 80mil matrizes, o que significa 10% do total de informações enviadas pelo GERAR-NACIONAL”, compara Gabriela.

Segundo o relatório de IATF/TETF exclusivo do GERAR SP/PR, apresentado pelo médico veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, o “professor Zequinha”, da FMVZ-UNESP Botucatu-SP, mediador dos debates, o grupo local recebeu dados de 137 fazendas, perfazendo um total exato de 80.646 Inseminações Artificiais em Tempo Fixo, resultando em uma taxa de prenhez média de 51,5% à IATF, com 41.551 gestações confirmadas. Em TETF, o Grupo GERAR SP/PR foi responsável pelo envio de 1.441 sincronizações (7,4% do total nacional), com taxa de prenhez de 43,1% (599 matrizes gestantes).

Ranking e homenagens – O GERAR CORTE 2016 traz como novidade este ano a participação nas reuniões regionais de alguns pecuaristas e/ou responsáveis pelo gerenciamento de propriedades que se destacaram nos Rankings de Fazendas do grupo de cada região. O encontro em Pirapozinho contou com a presença do pecuarista José Gioto, da Fazenda Mega, que conta com a assistência técnica do médico veterinário Denílson Seidel, integrante do grupo GERAR-SP/PR. Essa propriedade se destacou pela alta taxa de prenhez à IATF registrada em quase 120 primíparas inseminadas: obteve índice médio de 64,7%, enquanto que a taxa de prenhez à IATF para essa mesma categoria nas inseminações totais avaliadas pelo grupo GERAR no mesmo período reprodutivo foi de 47%.

Palestras – Como de costume nas reuniões do GERAR, o último dia de evento em Pirapozinho foi reservado para realização de palestras, além de debates técnicos em torno dos números de TETF referentes à última estação de monta. O ciclo de palestras foi aberto pelos Assistentes Técnicos de Bovinos da Zoetis, Gabriela Perez e Dalton Cévolo, que falaram sobre a importância de se coletar dados de IATF e TETF para o GERAR. Em seguida, ainda sobre o mesmo assunto, José Ricardo Macedo, do GERAR SP/PR, ministrou o tema “Desafio x Oportunidade na Coleta de Dados”. Na sequência, Dorival Sornas Martinelli, também do GERAR local, apresentou a palestra “Indução de Puberdade com MGA”. O tema seguinte foi: “Precocidade Sexual de Novilhas Nelore aos 14 meses”, palestra realizada por Gustavo Bignarde, da Zoetis. Avaliações genéticas e o uso da genômica foram os assuntos abordados pelos dois próximos palestrantes, Daniel Biluca, da DFB Consult, e Angela Bittencourt, da Pec Solutions.

O professor Zequinha deu continuidade aos debates, dessa vez discutindo os números de TETF da última estação monta. O primeiro palestrante do período vespertino foi Elio Moro, da Zoetis, que ministrou o tema “Controle Estratégico 5-8-11 Zoetis: Melhor Controle da Verminose e Mais Arrobas por Hectare”. Cássio Rodrigues, da Exagro, fechou o evento abordando o tema “Fatores Determinantes do Lucro na Pecuária e a Estratégia 5-8-11”.

Próximas reuniões – Iniciado em julho, o GERAR CORTE 2016 já promoveu, além do encontro em Pirapozinho/SP, reuniões técnicas em Viamão/RS, Poconé/MT e Bonito/MS. Os técnicos do grupo voltam a se reunir no município de Pirenópolis, GO, nos dias 2 e 3 de setembro. Depois, ainda serão realizadas outras duas reuniões, no Maranhão (Carolina) e em Minas Gerais (Esmeraldas).

Sobre o GERAR CORTE

O GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho) é um grupo qualificado de 250 técnicos, que trabalham e discutem inovações e resultados referentes à IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e TETF (Transferência de Embriões em Tempo Fixo). Os dados são coletados nas fazendas de gado de corte atendidas pelos técnicos, analisados pela equipe da UNESP-Botucatu-SP e apresentados nas reuniões anuais do grupo GERAR.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada a apoiar os clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos e vacinas de qualidade, além de oferecer uma linha de produtos para diagnósticos e testes genéticos, somados a uma série de serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais em mais de 100 países. Em 2015, a empresa obteve faturamento de 4,8 bilhões de dólares com cerca de 9 mil funcionários. Para mais informações, acesse zoetis.com.br.

Atendimento ao consumidor Zoetis: 0800 011 19 19

SEGS NO SEU IDIOMA::