Brasil, 1 de Outubro de 2016

CNDL lança o projeto 'Inova Varejo', com foco na disseminação de informações de gestão para jovens empresários

Mais de 300 ferramentas inovadoras foram testadas para impulsionar a performance dos varejistas. Seleção foi baseada em três pilares: fácil usabilidade, baixo custo e aplicação em diversos tipos de negócios

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem, entidade que fomenta o empreendedorismo, lançam hoje na 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Bahia, um projeto nacional na internet para disseminar informações sobre ferramentas e aplicativos inovadores de baixo custo para empresários que atuam no comércio e no ramo de serviços. É o portal Inova Varejo: http://inovavarejo.org.br

Com o 'Inova Varejo', a CDL Jovem testou mais de 300 ferramentas inovadoras que impulsionam a performance e a gestão dos varejistas. A seleção foi baseada em três pilares: a fácil usabilidade, o baixo custo e a aplicação em diferentes cenários e tipos de negócios.

“O portal quer ajudar o jovem empresário e identificar na inovação um instrumento de valor e de ganho de competividade, melhorando o desempenho da empresa, a diminuição de custos e o aumento das margens de lucro”, explica Pablo Guterres, presidente da CDL Jovem.

Uma pesquisa recente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL mostra que 78% dos jovens empreendedores têm interesse em novas tecnologias para acelerar o crescimento de suas empresas, 70% acreditam que novas tecnologias ajudam nas vendas, mas só 50% as adotam na prática. A falta de tempo é alegada por mais de um terço dos jovens empreendedores que não usam ferramentas e processos inovadores no dia a dia. “O jovem empreendedor reconhece a importância da inovação e das novas tecnologias para aperfeiçoar a gestão e impulsionar as vendas, mas muitos ainda não investem em técnicas e processos nesse sentido”, explica Guterres.

Para ele, o empreendedor deve entender que o investimento em inovação tem como objetivo a racionalização de processos. “Parcela expressiva dos jovens ainda se fecha para novas ideias e tecnologia, alegando falta de tempo, dinheiro ou mesmo resistência em mudar o jeito que aprendeu a gerir a empresa. É preciso mudar esse traço comportamental. Há inúmeras formas de abordar a inovação e muitas vezes ela não implica necessariamente em grandes custos”, afirma.

As ferramentas do Inova Varejo foram divididas em cinco categorias de interesse do empresário:

ADMINISTRAÇÃO: Ferramentas de gestão organizacional, divididas em etapas administrativas;

ATRAÇÃO: Ferramentas que ajudam a chamar a atenção dos clientes para loja ou produtos em questão;

EXPOSIÇÃO: Ferramentas que auxiliam os lojistas a destacarem suas lojas e produtos frentes outros concorrentes do mercado;

RETENÇÃO DE CLIENTES: Ferramentas que envolvem sistema de vendas e gestão de preço;

VENDAS E PAGAMENTOS: Ferramentas que auxiliam na Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

As ferramentas e avaliação de cada uma delas estão no portal: http://inovavarejo.org.br/

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish